Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas terá 65 alunos disputando a 2ª fase da Obmep 2019

Câmpus Pelotas terá 65 alunos disputando a 2ª fase da Obmep 2019

MATEMÁTICA

Provas serão realizadas na própria unidade do IFSul, no dia 28 de setembro, às 14h30min
publicado: 26/09/2019 12h39, última modificação: 26/09/2019 12h41

Ocorre neste sábado (28) a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Na edição deste ano, o câmpus Pelotas contará com a participação de 65 alunos nesta fase da competição, que será realizada na própria unidade do IFSul, às 14h30min. No dia da prova, os selecionados deverão comparecer ao local portando cartão informativo e documento de identificação original (com foto).

A prova da 2ª fase é discursiva, composta por seis questões valendo até 20 pontos cada, totalizando 120 pontos. O tempo máximo para a realização dos testes é de três horas, exceto para alunos com necessidades especiais que precisarem de auxílio, para os quais o tempo é de quatro horas. O resultado final será divulgado no dia 3 de dezembro.

Este ano, 54.831 escolas se inscreveram na competição, totalizado 18.158.775 participantes. Para os alunos de escola pública serão concedidas 500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata, 4.500 medalhas de bronze e até 46.200 certificados de Menção Honrosa. Já para os de escola privada serão 75 medalhas de ouro, 225 medalhas de prata, 675 medalhas de bronze e até 5.700 certificados de Menção Honrosa.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática, a OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, o projeto busca identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, promovendo a inclusão social por meio do conhecimento. Outra preocupação da competição é integrar escolas brasileiras com as universidades públicas, institutos de pesquisa e sociedades científicas.

Confira a lista de selecionados: