Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Câmpus Pelotas vive intensa semana de aniversário

Notícias

Câmpus Pelotas vive intensa semana de aniversário

80 ANOS

Nos dias 10, 11 e 12 de outubro a escola promoveu entrega de bolo, encontro de ex-alunos, jantar, jogos e mais eventos comemorativos
publicado: 17/10/2023 17h07, última modificação: 17/10/2023 17h07

O aniversário de oitenta anos do câmpus Pelotas se concretizou, e, durante três dias a escola passou por um cronograma intenso de comemorações. Para celebrar em grande estilo, como pede a data, o primeiro evento ocorreu na terça-feira (10), quando durante os três turnos o intervalo foi estendido para que fosse possível cantar o “Parabéns para você” com toda a comunidade, e claro, distribuir aquela clássica fatia de bolo. 

>> CONFIRA NOSSOS REGISTROS

>> CONFIRA O DESTAQUE “80 ANOS” NO NOSSO INSTAGRAM

Encontro com ex-alunos

Já no dia oficial do octogenário, houve um momento cívico, no qual as bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul e do câmpus Pelotas foram erguidas durante a execução do hino nacional. Para este cerimonial, estavam presentes o diretor-geral Carlos Corrêa, o reitor do IFSul Flávio Nunes e o presidente da comissão de ex-alunos da ETP Hercio Dias, além da Banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande.

Em seguida, todos foram encaminhados para o Auditório Enilda Feistauer, onde a banda tocou um medley de músicas da “velha guarda” para os ex-alunos. Durante a solenidade, os ex-alunos relembraram sua época de permanência na escola. Momentos de grande emoção e reconhecimento da importância da instituição nas suas vidas.

Após, foram iniciados os discursos, sendo o primeiro da ex-aluna e atual servidora Ligia Maciel, que falou sobre seu tempo na escola como aluna, sua experiência no teatro e agora como servidora do câmpus: “Foi muito emocionante estar ali porque encontrei alguns colegas do teatro, como o Sérgio Nogueira que discursou comigo, e pude estar novamente no palco com ele.”

Além da sua própria história na escola, Ligia, que age como uma das administradoras do grupo de ex-alunos no Facebook - conta com quase cinco mil ex-alunos - explica o amor que esse pessoal sente pela instituição, que ainda chamam de ETP (Escola Técnica de Pelotas) : “Eles sempre vão amar a ETP, sempre vai ser ETP para eles, no grupo eles interagem e postam fotos de suas épocas. Considero eles um grande exemplo para essa geração pelo amor e admiração que tem por essa casa. A escola transformou a vida deles, os deu uma chance de vencer”. Ela também ressalta que eles passam o ano inteiro esperando por esse reencontro, quando podem retornar a sua antiga casa para comemorar mais um ano dela.

Dia de autógrafos e jantar dançante

Na quarta-feira (11) às 16h30min, houve a sessão de autógrafos do ex-professor do curso de Eletrotécnica, Gilfredo Renck. O lançamento do livro Ofícios Perdidos foi publicado através do Projeto Cultural (Gênero Poesia) da Diretoria de Pesquisa e Extensão (Dirpex) do IFSul Câmpus Pelotas. O livro se trata de uma coletânea de mais de 60 poesias sobre trabalhos artesanais que sumiram ao longo dos anos. O autor descreve na contracapa: “Animado pelo êxito da despretensiosa publicação, pus-me a campo e redescobri, nas asas da poesia, mais de sessenta daqueles obreiros de ofícios que tanto calejaram os dias de antanho, num pretérito que, infelizmente debruçou-se no horizonte. Eram pessoas desprovidas de diplomas, títulos e ostentações educacionais, porém, enaltecidas pelas dignidade do trabalho artesanal e, anônimos, consagraram-se como artífices da história.”

No final do dia 11, estudantes, servidores, docentes, profissionais terceirizados e toda a comunidade que contribuíram para a longa caminhada do câmpus Pelotas, se reuniram em uma grande festa no Clube Brilhante. Além do jantar, homenagens foram feitas assim como a troca de vivências entre tantas gerações escolares ali presentes. O evento finalizou com um verdadeiro baile, na qual todos puderam se divertir e dançar.

Os jogos

Na quinta-feira, o dia foi marcado pelos jogos dos servidores que ocorreram das 9h às 12h. Os jogos, que não aconteciam a mais de 40 anos na instituição, serviram para reunir os colegas e tiveram como modalidades o Handebol, Basquetebol, Beach Tennis, Futsal e Voleibol. Os jogos dos ex-atletas realizaram sua primeira edição esse ano e tiveram como modalidades o Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol. O momento foi de comemoração e reencontro e todos puderam ganhar medalhas de participação. A professora do curso de mecânica, Janete Otte fala sobre a inclusão da categoria de ex-atleta nos jogos: “é a primeira vez na história da instituição que se faz uma reunião de ex-atletas. Eles agradeceram muito e se sentiram bem valorizados e lembrados numa data tão importante da qual também puderam fazer parte.”. 

Janete também é a presidente da comissão organizadora e fala da oportunidade de participar da organização e produzir todas essas atividades comemorativas: “como presidente da comissão, digo que é só realização, gratidão e poder viver e oportunizar que as comemorações do campus tenham tido o engajamento e alegria. A vontade de fazer de tantas pessoas só mostra que são atividades que a gente deveria repetir mais vezes no ano, faz a gente se apegar e gostar mais do ambiente de trabalho e lutar mais por essa instituição e por uma educação que ao longo dos anos vem mudando a vida de muitas pessoas. Uma educação pública, gratuita e de qualidade, que é o nosso lema. Então para mim, é uma realização poder fazer parte dessa comissão e dessa organização toda, e agradecer todas as pessoas que se envolveram e estiveram presentes fazendo isso acontecer”

O diretor-geral Carlos Corrêa agradece toda a participação da comunidade nas atividades e comemorações dos 80 anos e diz: “O envolvimento de todos está sendo fundamental para que tenhamos sucesso em todos os eventos, que seguem até o final do mês de outubro. Gostaria de  destacar a presença dos ex-alunos vindos de vários lugares, inclusive de outros países e a festa de aniversário, na última quarta feira, no Clube Brilhante. Foram momentos especiais que fizeram parte da nossa história de muito sucesso e realizações. Vida longa ao IFSul Campus Pelotas.”

As comemorações dos 80 anos do câmpus acontecem até o final do mês de outubro, continue acompanhando o que vem por aí!