Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunidade acadêmica define volta às aulas para 6 de fevereiro

Comunidade acadêmica define volta às aulas para 6 de fevereiro

publicado: 21/12/2016 17h35, última modificação: 29/12/2016 11h41

Estudantes e servidores do câmpus Pelotas decidiram que a volta às aulas na maior unidade do IFSul ocorrerá no dia 6 de fevereiro. A data foi definida coletivamente, por meio de reuniões entre a direção-geral com cada um dos segmentos, nas quais alunos, professores e técnico-administrativos foram convidados a dialogar sobre o retorno às atividades acadêmicas, depois de um período marcado por ocupações, paralisações e greve.

De acordo com o diretor-geral do câmpus Pelotas, professor Rafael Blank Leitzke, a data decidida pela comunidade acadêmica será comunicada ao reitor Marcelo Bender, que dará prosseguimento aos trâmites legais para oficializá-la junto ao Conselho Superior (Consup) da instituição.

Com a volta às aulas marcada para 6 de fevereiro, o próximo passo é montar uma comissão específica, formada por representantes de professores, técnico-administrativos, estudantes, da gestão e do sindicato, para a elaboração dos calendários acadêmicos de 2016/2 e 2017/1, com possibilidade de avanços também para o de 2017/2. Os trabalhos da equipe devem começar na segunda quinzena de fevereiro, e a conclusão está prevista para meados de março.

“Depois de finalizados os trabalhos, os calendários serão enviados à Pró-reitoria de Ensino, para avaliação e emissão de parecer, que, por sua vez, submeterá ao Consup, para aprovação final”, explicou o diretor-geral.

Leitzke avaliou como positiva a experiência de dialogar e definir com a coletividade a data de volta às aulas, principalmente em relação aos estudantes, que normalmente participam das decisões através de suas representações instituídas legalmente, como o Grêmio Estudantil e os Diretórios Acadêmicos.

“Com reuniões nos três turnos, conseguimos ampliar o diálogo com os estudantes, inclusive com a participação dos pais. Tenho convicção que esta forma de debate foi a mais acertada porque os alunos seriam os mais prejudicados caso fosse definida uma data de retorno às aulas, via gabinete, que não representasse o desejo da maioria discente”, destacou.

As reuniões foram realizadas na segunda-feira (19), nos três turnos, com os estudantes, e na quarta (21) à tarde, com os servidores.