Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Convênio entre RS e IFSul é contemplado com mais cinco bolsas para estudantes da engenharia elétrica

Parceria prevê elaboração de projetos de rede elétrica em escolas estaduais
publicado: 18/05/2018 22h40, última modificação: 18/05/2018 22h40

A parceria entre o governo do Estado e o IFSul/câmpus Pelotas, na elaboração de projetos de rede elétrica das escolas estaduais, já tem rendido resultados positivos. Há pouco menos de um mês, cinco estudantes da engenharia elétrica foram contemplados com bolsa de estágio para fazerem o levantamento das necessidades das redes elétricas das escolas de Pelotas e da região. Ao todo, 31 instituições deverão ser atendidas nos próximos seis meses.

Na última quinta-feira (17), representantes do governo do RS fizeram uma visita ao câmpus, a fim de acompanharem de perto o andamento do trabalho dos estagiários e ofertar cinco novas bolsas a outros estudantes que, até então, atuam como voluntários no projeto.

Daniele Piraine, aluna do sétimo semestre, se diz contente em participar do projeto e ressalta a importância do contato com a prática. “A maioria de nós já passou pela disciplina de Instalações e agora temos a oportunidade de aplicar estes conhecimentos. Pra mim, está sendo ótimo, estou aprendendo muito na parte elétrica”, afirma a estudante.

A importância da aplicação do conhecimento teórico é destacada também pelo coordenador do curso de engenharia elétrica, professor Marcel Souza Mattos. “Essas parcerias são de extrema importância, visto que se consegue dirimir qualquer possível ação que, em sala de aula, não se consegue demonstrar, até mesmo questões cotidianas das instalações, processos de intervenção devido à degradação do tempo e do uso das instalações”, avalia.

Já para Luan Garcia Rodrigues, estudante do nono semestre e estagiário voluntário do projeto, a visita veio com uma notícia, por ele inesperada. “Foi uma surpresa muito boa, eu entrei como voluntário porque vi no projeto uma oportunidade de devolver para a sociedade o investimento que é feito em nós. Poder fazer isso e ser remunerado vai ser melhor ainda”, comemora o estudante, que agora tem um incentivo a mais para continuar se dedicando. “As expectativas continuam as mesmas, quero poder fazer um bom trabalho e continuar torcendo para ver esses projetos de melhorias se concretizarem”, acrescenta.

Das 31 escolas da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) que serão vistoriadas este semestre, uma já recebeu a visita dos estudantes e está com o projeto em andamento, que será entregue ao Executivo gaúcho, para que seja avaliada a possibilidade de início das obras ainda este ano. A segunda já tem vistoria agendada para a próxima semana.

Participaram da visita o diretor de Ensino da unidade, Rubinei Ferraz; a diretora de Administração e de Planejamento Fabiane Konrad Rediess e o diretor de Pesquisa e Extensão do câmpus Pelotas, Alisson Bach Ferreira. Da equipe do governo do Estado, participaram a chefe de gabinete da SPGG e diretora do Departamento de Monitoramento de Resultados (DMR), Melissa Custódio e o assessor de governança da SPGG, Jonas Machado.