Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Crachá gigante é uma das atrações na volta às aulas

Crachá gigante é uma das atrações na volta às aulas

ACOLHIDA 2017/1

Estudantes disputaram espaço para fazer selfies junto ao painel personalizado
publicado: 17/07/2017 11h33, última modificação: 17/07/2017 11h33

Após um período de inatividade, o crachá gigante que imita o documento de identificação estudantil está de volta e é uma das atrações do evento de acolhida deste semestre. Nesta segunda-feira (17), dia que marcou oficialmente a volta às aulas no maior câmpus do IFSul, foi difícil arranjar um espaço para fazer a tradicional selfie junto ao painel personalizado de mais de 2 metros de altura.

O crachá gigante foi criado em 2014, junto com a marca “Tô Dentro IFSul”, identidade visual desenvolvida para aproximar a instituição de ensino do público jovem. Concebido de forma despojada e utilizando uma linguagem descontraída, o projeto tem por objetivo deixar uma marca afetiva na memória dos novos alunos. A busca por referências visuais da juventude foi o ponto de partida para a criação.

“Precisei buscar o conteúdo que agrada aos jovens, através de sites, blogs e na própria música. Apostei em uma tipografia urbana e na linguagem da tribo jovem, que são aspectos característicos dessa geração” disse o professor Vinicius Krüger da Costa. A opção de utilizar apenas as cores da instituição no lugar da marca oficial, também foi adotada com o intuito de mostrar a escola de maneira descontraída, explicou o  idealizador da marca.

Peça-chave da proposta, o crachá gigante, instalado em pleno saguão do câmpus, está carregado de significados. Para o professor, que é ex-aluno do instituto, o crachá é o elemento que faz com que os estudantes se sintam parte da instituição.

Programação

A programação desta segunda-feira (17) está sendo realizada em dois momentos. O Departamento de Estrutura Funcional do Ensino (Deefe), juntamente com o Grêmio Estudantil, faz a primeira recepção dos novatos. A ação ocorre no saguão do câmpus, nos três turnos: 7h30min, 13h30min e 19h.

Na sequência – às 8h, 14h e 19h30min -, os recém-chegados à instituição são encaminhados às suas respectivas coordenadorias de curso. Para facilitar a vida daqueles que ainda não conhecem a instituição, a direção colocou à disposição dos estudantes um ponto de apoio no saguão, para orientá-los e esclarecer possíveis dúvidas.

Em cada um dos turnos, haverá distribuição de fôlderes com informações sobre assistência estudantil e demais serviços; além de mapas impressos, em menor escala, para facilitar a localização dentro da unidade. Mapas ampliados da escola e a grade de horários dos cursos estão afixados em painéis instalados no saguão.

No dia 24, como normalmente ocorre em todo início de semestre, será realizada uma reunião entre a direção-geral e os novatos, no auditório principal, às 10h, às 16h e às 20h30min. Na oportunidade, os alunos conhecerão um pouco mais sobre o funcionamento da escola e serão informados sobre editais de seu interesse e eventos programados para o semestre.