Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CTG Carreteiros do Sul completa 56 anos

CTG Carreteiros do Sul completa 56 anos

TRADICIONALISMO

Centro de Tradições Gaúchas do câmpus Pelotas foi fundado em 2 de abril de 1966, e atual sede começou a ser erguida em 1986, nas dependências da instituição de ensino
publicado: 05/04/2022 09h14, última modificação: 05/04/2022 09h14

Em 2022, o CTG Carreteiros do Sul comemora seus 56 anos de fundação. A atual sede começou a ser erguida em 1986, em área localizada no estacionamento do câmpus Pelotas. O galpão é ponto de encontro de gerações e uma espécie de solo sagrado para a exaltação do tradicionalismo gaúcho.

Fundado em 2 de abril de 1966, por João José de Oliveira Martins, professores e alunos da então Escola Técnica de Pelotas (ETP), o CTG Carreteiros do Sul integra o rol de projetos e atividades extraclasse do hoje câmpus Pelotas do IFSul e está diretamente ligado à Diretoria de Pesquisa e Extensão (Dirpex).

“Nos últimos anos, este projeto de extensão do nosso instituto federal já se fez presente em inúmeras cidades do Rio Grande do Sul e, até mesmo, fora do estado, levando arte e história através da dança, poesia, música e folclore”, destaca Victória Freitas, diretora cultural do CTG Carreteiros do Sul.

Nesses 56 anos, o CTG Carreteiros do Sul tem bons motivos para comemorar. Juntamente com o importante papel social que exerce, aproximando famílias inteiras de servidores e também integrantes da comunidade em torno de um objetivo comum, as conquistas em grandes competições tradicionalistas ocupam posição de destaque em sua história.

Em 1986, por exemplo, o Carreteiros do Sul foi o primeiro CTG representando Pelotas a ser premiado no Festival Gaúcho de Arte e Tradição (Fegart), em Farroupilha (RS), com o primeiro lugar para Waldemar Camargo, na declamação.

“O objetivo do nosso CTG é levar aos alunos e à comunidade um pouco do culto às tradições, de uma forma leve e divertida, agregando cultura na vida de todos. Feliz aniversário de 56 anos e vida longa ao CTG Carreteiros do Sul e a todos seus integrantes”, finaliza Victória.