Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de formação pedagógica para graduados não licenciados promove exposição

Curso de formação pedagógica para graduados não licenciados promove exposição

ENSINO SUPERIOR

Projetos tinham como objetivo romper com a pedagogia tradicional, integrando diversas áreas de conhecimento
publicado: 01/10/2019 12h11, última modificação: 01/10/2019 12h11

Buscando romper com a pedagogia tradicional e integrar diversas áreas de conhecimento, duas alunas do curso de formação pedagógica para graduados não licenciados promoveram uma exposição na última semana de setembro. Composta por trabalhos elaborados pelos estudantes do curso de comunicação visual e design de interiores, a exposição foi desenvolvida por Luciane Martinez e Fabiana Bernardon, durante o estágio de docência.

Os projetos de comunicação visual foram baseados em conteúdos estudados na disciplina de percepção, ofertada no 6º semestre. Utilizando Gestalt e Psicologia das cores, Luciane desafiou os estudantes a produzirem logomarcas relacionadas a quatro categorias: brechó, lanchonete ou restaurante vegano, loja ou espaço de jogos com cafeteria e pet shop. O objetivo da experiência era desenvolver o processo de criatividade dos alunos, relacionando os conteúdos abordados em sala de aula.

Já no curso de design de interiores, o desafio proposto foi criar um objeto inspirado nas obras do arquiteto espanhol Antoni Gaudí. Os projetos foram realizados na disciplina de biologia, ofertada no 3º semestre, e elaborados juntamente com um trabalho escrito, que deveria apresentar a obra, o referencial teórico e as dificuldades encontradas durante o processo. “Além de desenvolver a criatividade, o intuito do trabalho foi conectar a biologia com a área de design de interiores” destaca Fabiana, que acompanhou os projetos durante o semestre.

Além de incentivar novas criações, o projeto também foi um momento para mostrar aos demais alunos e docentes do Instituto um pouco sobre os cursos envolvidos. Para as organizadoras, a exposição possibilitou integrar os conhecimentos de suas disciplinas ao curso em que fazem estágio. “Acreditamos que essas ações são fundamentais para valorizar e incentivar os alunos, auxiliando-os como futuros profissionais de suas áreas”, destaca Fabiana.