Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Design ganha laboratório para atividades de ensino, pesquisa e extensão

Design ganha laboratório para atividades de ensino, pesquisa e extensão

NOVIDADE

Amplo e equipado, espaço abrigará diversas ações de cunho acadêmico
publicado: 12/09/2018 15h46, última modificação: 12/09/2018 15h46

Os cursos do câmpus Pelotas na área do Design ganharam um laboratório para desenvolver suas atividades de estudos, pesquisa e extensão. Inaugurado este mês, o espaço localizado na sala 428-B está equipado para atender às necessidades de professores e estudantes, além de oferecer a infraestrutura necessária para grupos de estudos e de pesquisa, orientações de alunos, preparação de aula e de material didático, miniaulas, palestras e reuniões de estudo.

O Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão em Design (Leped) é uma iniciativa dos professores da Coordenadoria de Design, que sentiram a necessidade de um espaço destinado ao estudo, à pesquisa e extensão nos distintos campos do design. O grupo responsável por elaborar conceitualmente o Leped e adequá-lo às novas demandas foi formado no primeiro semestre deste ano. Alguns meses depois, o projeto já havia saído do papel e se tornado realidade para docentes e alunos do bacharelado em design e dos cursos técnicos em comunicação visual e design de interiores.

Criado para ser um ambiente fértil para transformação de ideias em práticas, o Leped surge também com a proposta de estudar e produzir pesquisas e extensão de recortes temáticos específicos, no âmbito das temáticas mais amplas a ele vinculadas, de forma a construir projetos coletivos ou individuais, debatê-los em eventos científicos e divulgá-los através de suas publicações.

O foco do Laboratório é propiciar trocas coletivas entre professores e alunos, pesquisadores e extensionistas e pesquisadores convidados de distintos campos de pesquisa das universidades, tendo como desafio a construção de teorias e práticas inter e transdisciplinares, sempre com intuito no design.

Com a implantação e pleno funcionamento do Leped, a expectativa da coordenação do bacharelado em Design é poder atender também a algumas das recomendações feitas pelo Ministério da Educação, na avaliação de curso realizada em 2014, quanto à organização didático-pedagógica e infraestrutura.

registrado em: ,