Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Direção do IFSul Câmpus Pelotas vai a Brasília

Notícias

Direção do IFSul Câmpus Pelotas vai a Brasília

DESTAQUE

A equipe diretiva do IFSul Câmpus Pelotas esteve em Brasília com a gestão do Ministério da Educação e membros do poder legislativo federal para discutir investimentos necessários e a pauta dos 80 anos do Câmpus
publicado: 16/06/2023 09h16, última modificação: 16/06/2023 09h16

Entre os dias 29 de maio e 2 de junho, o diretor-geral do câmpus, Carlos Jesus Anghinoni Corrêa, e o assessor Marcelo Bender Machado, visitaram  o Distrito Federal para uma série de compromissos com autoridades do governo. Durante a viagem, a equipe diretiva entregou convites para as comemorações dos 80 anos do Câmpus Pelotas e dos 100 anos do Câmpus Visconde da Graça e apresentou as necessidades atuais de infraestrutura e manutenção do Câmpus Pelotas.

CONIF

No dia 30/05, juntamente com a presença do Reitor do IFSul, professor Flávio Luis Barbosa Nunes, a direção reuniu-se com a presidenta do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), professora Leopoldina Veras, para convidá-la para as comemorações dos aniversários do IFSul Câmpus Pelotas e do IFSul Câmpus Pelotas Visconde da Graça. 

O convite foi extensivo aos representantes das 41 instituições congregadas no CONIF para integrar a celebração da primeira escola técnica fundada fora de uma capital e federalizada em 1943 e da Escola Agrotécnica Visconde da Graça, integrada ao Ministério da Educação em 1961. Além da entrega dos convites, evidenciou-se a importância da realização de um seminário sobre boas práticas da rede federal, a fim de apresentar os trabalhos desenvolvidos nas duas instituições. Por fim, considerando a importância do CONIF e da luta dos seus dirigentes na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, foi disponibilizado o espaço do Campus Pelotas para sediar uma das reuniões ordinárias previstas para o ano corrente. 

Congresso Nacional

No dia 31/05, no Congresso Nacional, a equipe diretiva conversou com quatro deputados que de maneira recorrente apoiam pautas que beneficiam a educação profissionalizante. Os encontros foram com os deputados federais Bohn Gass, Daniel Trzeciak, Maria do Rosário e Fernanda Melchionna.

Na reunião com o deputado federal Daniel Trzeciak foi evidenciada a importância das emendas parlamentares recebidas e apresentados os resultados das ações em que foram aplicados os recursos.  Na sequência, foi mostrado o projeto que visa a  revitalização do espaço externo situado à frente do auditório com a construção de um estacionamento e a colocação de duas sinaleiras na frente do campus.

A parlamentar Maria do Rosário, na posição de 2a Secretária da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados do Brasil, encaminhou  pedido para realização de  sessão da câmara em homenagem ao câmpus Pelotas e ao CAVG em face dos aniversários no mês de outubro.

Na sequência, a equipe diretiva foi recebida pelo deputado Bohn Gass, na ocasião foram reiteradas as demandas para atendimento emergencial que haviam sido apresentadas no dia 20/03 na  Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul em Porto Alegre. 

Cabe destacar que, através da intervenção direta do deputado Bohn Gass, tornou-se viável a entrega do convite de aniversário ao Gabinete Adjunto de Agenda do Presidente Luiz Inácio da Silva. 

Ministério da Educação

Agenda 1- Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC)

 

Na ocasião, a equipe foi recebida pelo professor Getúlio Marques Ferreira Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e foi reforçada a importância da nossa instituição no cenário nacional

Na oportunidade também foi entregue um convite para as comemorações dos 80 anos do IFSul Câmpus Pelotas e 100 anos IFSul Câmpus Pelotas Visconde da Graça. 

Agenda 2- Diretoria de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica (DPR/SETEC)

Na sequência, o encontro se deu   com a professora Carla Comerlato Jardim, Diretora da Diretoria de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica, na ocasião  foi entregue o convite para as comemorações dos aniversários dos câmpus do IFSul sediados em Pelotas. 

Agenda 3- Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (DDR/SETEC)

Por fim, a visita ao MEC foi de extrema importância para apresentar ao governo federal as demandas urgentes com relação à manutenção e investimentos da instituição que, em 2023, completará 80 anos. Nos últimos 6 anos, infelizmente, o orçamento destinado ao Câmpus Pelotas diminuiu a ponto de zerar recursos de investimento, o que inviabilizou a manutenção de estruturas importantes como instalações hidráulicas e elétricas, telhados, alvenarias e equipamentos de TI; acarretando problemas graves de funcionamento da instituição. 

A conversa com gestores do ministério foi um momento de exposição de dificuldades estruturais que o câmpus Pelotas enfrenta, assim como uma oportunidade de pedido de auxílio para que a escola possa continuar prosperando por mais 80 anos. 

Marcelo Bregagnoli, responsável pela Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, afirmou compreender a situação atual e também frisou que o Ministério da Educação passa por um período de reestruturação e que não irá ignorar as necessidades apresentadas. 

Palácio do Planalto

No dia 01/06, em reunião com o assessor do Ministro Paulo Roberto Severo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, foi enfatizada a importância da presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas comemorações dos 80 anos do IFSul Câmpus Pelotas e 100 anos do  IFSul Câmpus Pelotas Visconde da Graça.

Nesse sentido, além da entrega do convite, foi colocada à disposição a estrutura do câmpus Pelotas para o apoio à logística  da vinda do presidente. Ficou acordado que, numa possível agenda do presidente ao Rio Grande do Sul no mês de julho, será realizada a entrega do convite pessoalmente. 

Ministério do Esporte

Como última agenda, houve a visita ao Ministério do Esporte, especificamente à secretária da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social - SNELIS. A intenção da visita foi tornar o IFSul Câmpus Pelotas um centro de inclusão atendendo às demandas da cidade de Pelotas e região. Um dos objetivos é a implantação de núcleos para proporcionar o acesso a práticas esportivas e de lazer especializadas para crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista. 

Outro ponto importante é a ampliação da rede de atendimento a pessoas com deficiência, bem como a produção de conhecimento pedagógico, técnico e científico no campo do desporto; além de criar rede conectada de acadêmicos e docentes da área de Educação Física e Esportes, por meio de parceria com instituições públicas da cidade de Pelotas. Nesse sentido,a direção do campus  busca recursos para construção de um espaço poliesportivo com todos os equipamentos e estruturas necessárias para essa ação. A execução desse projeto conta com apoio de lideranças políticas do estado do Rio Grande do Sul.