Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Direção-Geral do Câmpus Pelotas publica nota sobre a situação de violência em espaços escolares

INFORME

Informe sobre a situação de violência nos espaços escolares
publicado: 13/04/2023 16h07, última modificação: 13/04/2023 16h07

Estamos passando por um momento ímpar no nosso convívio social, em que a violência tem sido a tônica das manchetes cotidianas. Não bastassem os espaços de convívio em que ela rotineiramente se apresenta, passa a mostrar sua face absurda e cruel também nos espaços educativos. Nas escolas, onde depositamos a esperança de cura de tais moléstias sociais, as ameaças nos arrastam à desesperança, medo e incertezas sobre o futuro, mostrando-nos um mundo carregado de contradições.

Nesse cenário, não podemos nos deixar levar pelo desespero, uma vez que estamos à frente de um processo que pode ajudar a diminuir a violência, e que, temos clareza, não pode ser feito somente com o reforço de procedimentos de segurança, pois encontra raízes profundas em nossa estrutura social. Situações de desrespeito, ódio, violência de todos os tipos e preconceito podem ser elementos ativos que impulsionam tais medidas extremas. Para tanto, o Câmpus Pelotas aposta pedagogicamente na construção de uma cultura de paz, de acolhimento, de esperança, onde possamos conviver apesar de nossas diferenças.

Outrossim, também temos, historicamente, processos de segurança interna que visam mitigar ações violentas como as ocorridas em São Paulo e Santa Catarina ultimamente. Servidores treinados nas portarias de acesso ao campus, vigilância armada, monitoramento por câmeras, uso de identificadores pessoais como crachás e adesivos, proteção ativa do perímetro da escola, são algumas das medidas que o Câmpus já faz há vários anos.

Associada a essas ações protetivas rotineiras do Câmpus, estamos em contato com as forças de segurança locais para buscar as melhores práticas que possam aumentar ainda mais nossa proteção quanto a atos de violência nas escolas. Cabe ressaltar que, apesar de todas estas medidas protetivas e de reforço da segurança da comunidade escolar, até o presente momento, não temos conhecimento de nenhum elemento concreto que indique a possibilidade de um ataque ou ato de violência ao Câmpus Pelotas do IFSul.

Portanto, pedimos à comunidade acadêmica que sigam com suas atividades, na certeza de que nos manteremos atentos e monitorando qualquer situação suspeita. Da mesma forma, pedimos cuidado na disseminação de notícias falsas e boatos através das redes sociais e de conversas nos espaços do Câmpus, pois isso afeta a todos, desde as equipes que dedicam o tempo a averiguar situações que nunca foram verdade, até estudantes e servidores que passam a sentir-se inseguros no ambiente acadêmico.

Recebimento de informações sobre situações de risco, ameaça ou denúncia

Qualquer pessoa da comunidade acadêmica que presenciar ou suspeitar de situações que possam representar risco à integridade física de estudantes e servidoras/es do IFSul Câmpus Pelotas deverá imediatamente entrar em contato com a direção-geral, presencialmente via gabinete ou pelo e-mail: pl-gabdir@ifsul.edu.br

Contamos com a colaboração de todos.