Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe “Mecanizados” vence a Gincana Cultural

Equipe “Mecanizados” vence a Gincana Cultural

80 ANOS

Competição foi encerrada na última quinta-feira, e contou com arrecadação de materiais escolares e paródia dos Racionais MC’s
publicado: 17/10/2023 10h07, última modificação: 17/10/2023 10h07

A Gincana Cultural “ IFSul Câmpus Pelotas, há 80 anos transformando vidas” terminou no dia 12 de outubro, coroando a equipe “Mecanizados” como campeã. A tarefa final, que consistia na entrega de uma paródia ou música autoral, e o encerramento foram feitos durante os jogos dos servidores. A premiação também ocorreu no mesmo dia.

Organizada pelas professoras Aline Blank, Daniela Curcio, Gisela Amaral e Vanessa Signorini, a gincana, que foi iniciada  no dia 2 de outubro, obteve duas grandes equipes participantes. O time “Os Periódicos” do curso de química, com 16 participantes, totalizaram 426 pontos, enquanto o curso de mecânica com os “Mecanizados” reuniu 30 competidores que somaram 1.172 pontos.

Tarefas

A gincana tinha uma série de missões que precisavam ser cumpridas, além da criação de um nome e um mascote, as tarefas eram:

- Participação no passeio ciclístico (pré-tarefa com pontuação por participante no passeio ciclístico realizado em 30 de setembro);

- Arrecadação de material escolar novo (o material arrecadado será entregue para entidades que trabalham com crianças carentes em idade escolar);

- Doação de sangue;

- Trazer um servidor aposentado para a apresentação da tarefa final;

- Elaboração de uma paródia ou música autoral alusiva a história do Câmpus Pelotas e à comemoração dos seus 80 anos.

Também foi pedido a apresentação de um objeto antigo, com mais 10 anos, relacionado a história da instituição. Os “Mecanizados” trouxeram o molde da placa de bronze alusiva às comemorações dos 45 anos da instituição, de 1988. Enquanto “Os Periódicos” trouxeram uma blusa do uniforme da instituição do início dos anos 1980 e um troféu do curso de química de campeão geral dos jogos intercursos da década de 90.

Premiação

A apresentação da tarefa final e a premiação ocorreram no dia 12 de outubro juntamente com os jogos dos servidores. A equipe vencedora trouxe o aposentado Ubirajara Neto Lima, e apresentou a paródia musical. O prêmio para os campeões foi uma caneca comemorativa alusiva aos 80 anos da instituição para cada um dos participantes.

Confira a composição da paródia da música Estilo Cachorro, dos Racionais MC’s, escrita por Leonardo Lima, Jaasiel Neves e Juliano Leal:

É o if onde vou me formar

é o if onde meus sonhos vou conquistar

é o if outro patamar 80 anos de hitoria juntos a celebrar

Na cidade de Pelotas, o IFSul a crescer,

80 anos de história, não podemos esquecer.

Professores e alunos, juntos a aprender,

Ciência e tecnologia, esse é o nosso saber.

No pavilhão e nas salas de aula a estudar,

A formação de talentos, nosso principal pilar.

Com dedicação e esforço, vamos conquistar,

Um futuro brilhante, ninguém pode negar.

é o if onde vou me formar

é o if onde meus sonhos vou conquistar

é o if outro patamar 80 anos de história juntos a celebrar