Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Especial: Câmpus Pelotas, 73 anos - Parte 4

Especial: Câmpus Pelotas, 73 anos - Parte 4

A série de matérias especiais em comemoração aos 73 anos do câmpus Pelotas chega ao fim. Nesta sexta-feira (14), a quarta reportagem abordará o futuro do instituto. Neste especial buscamos percorrer uma cronologia, começando por um histórico e um resgate de figuras importantes, passando pelos dias atuais e com o que de melhor o IFSul oferece e terminando, hoje, com um olhar para o futuro. Aqui, abordamos alguns novos espaços e ideias que surgem no horizonte.
publicado: 14/10/2016 00h00, última modificação: 14/02/2017 17h20

MATÉRIA 4 - 14.10.16

Uma das novidades mais próximas é o espaço de convivência localizado no corredor de acesso à área de Educação Física. O ambiente foi criado no intuito de promover a integração e o bem-estar dos estudantes. Mas não só: o local se mostra como um notável espaço artístico, de descanso e entretenimento.

Além de sofás, cadeiras, mesas para estudo e jogos, o lugar ainda conta com painéis para grafitagem e estantes com livros e revistas. Aqui, a ideia é que os alunos tragam livros e deixem no ambiente para que outra pessoa possa lê-lo. O objetivo é criar o rodízio, ou seja, alguém deixa um livro, pega outro e, após completar a leitura, o devolve às prateleiras do ambiente. A ideia é que o acervo cresça e mantenha-se preservado. O espaço de convivência será oficialmente inaugurado no próximo dia 26, às 16h45.

Outro espaço colorido e de cunho artístico no câmpus é o Laboratório Experimental de Design, o Led. O local já está funcionando desde junho, mas promete intensificar suas atividades no futuro. O Led se tornou realidade com o espaço oferecido pela diretoria aos cursos de Design. A sala envidraçada em frente ao auditório principal, repleta de adesivos coloridos, é o local de trabalho de alunos e professores da área.

O Laboratório Experimental de Design prestará serviços ao próprio câmpus (cursos, núcleos, departamentos, eventos, entre outros) e instituições locais sem fins lucrativos. Os projetos a serem desenvolvidos incluem marcas e sistemas de identidade visual, papelaria, cartazes, material editorial, design de websites e aplicativos, projetos de interiores, produtos e mobiliário. O desenvolvimento das propostas será realizado por estudantes dos cursos da área sob a supervisão de professores, possibilitando aos envolvidos uma experiência interdisciplinar de atuação profissional pautada na cidadania.

Para Rafael Blank Leitzke, diretor-geral do câmpus Pelotas, a área física para o laboratório atenderá as expectativas do curso e dos interessados, e o ambiente cedido ao LED agrada por vários motivos, seja pelo visual ou localização privilegiada. Além disso, o dirigente salienta alguns dos principais pontos do projeto: “Nós precisamos de um instituto que vá além dos nossos muros. E o laboratório se propõe a isso, ajudando a comunidade e ainda inserindo o aluno no mundo do trabalho”.

Ampliação e mudanças

O que pode ser esperado para o futuro é o término da reforma nos prédios da Química. Segundo Leitzke, diretor-geral, uma extensa reforma está sendo efetuada para melhorar e criar novos espaços. “Estamos trabalhando na melhoria de salas de aula, miniauditórios e outros espaços, principalmente no pavilhão 2 do curso”.

As reformas prometem melhorar não só o desenvolvimento do curso de Química, mas o de Engenharia Química também. As mudanças são voltadas principalmente aos alunos e à comunidade acadêmica em geral, seguindo os planos da gestão para minimizar os impactos negativos nos cortes de gastos. O foco dos investimentos segue sendo a área pedagógica, com melhorias e criações de novas salas de aula, laboratórios e espaços para monitoria. Neste sentido, são os espaços e oportunidades para os estudantes que estão sendo colocados à frente de qualquer plano.

Outras mudanças ainda incluem a ampliação de espaços para o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet. Os novos ambientes se localizarão onde, antes, eram as salas do Departamento de Tecnologia da Informação (Deti). A coordenadoria da Matemática será realocada, passando para o terceiro piso e permitindo a ampliação de seus espaços, incluindo um laboratório de Estatística.

Novas ideias

Uma das ideias para o futuro é a criação de um espaço para grupos de pesquisa. As salas se localizariam na torre do relógio do câmpus e seriam abertas aos diversos grupos de pesquisa que movimentam o instituto. O projeto ainda está em fases iniciais, mas pode se tornar uma interessante realidade nos próximos semestres.

Outro planejamento para o futuro é a inclusão dos cursos de Mecânica e Telecomunicações na modalidade Integrada. Hoje, os cursos de Edificações, Química, Eletrônica, Eletrotécnica, Comunicação Visual e Design de Interiores contam com turmas que aliam o ensino médio ao técnico. O plano é que os dois cursos possam se adequar e abrir vagas a estudantes mais jovens, interessados em entrar no ensino integrado.

Isso e muito mais está marcado para o futuro do câmpus Pelotas. Depois de 73 anos, o instituto ainda tem muita história para criar e muita gente para conhecer. Você pode conhecer um pouco mais e ler as outras partes de nosso especial nos links abaixo.