Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes da Licenciatura em Computação realizam Projeto de Extensão em Informática Básica

Notícias

Estudantes da Licenciatura em Computação realizam Projeto de Extensão em Informática Básica

DESTAQUE

O curso inicia no próximo dia 18 e tem como público alvo, servidores de escolas municipais
publicado: 13/04/2023 16h44, última modificação: 13/04/2023 16h48

Os estudantes da disciplina de Didática I, do terceiro semestre do Curso de Licenciatura em Computação, iniciam na próxima terça-feira, dia 18 de abril, um projeto de extensão em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) do município de Pelotas. O projeto intitulado "Curso de Formação Continuada em Informática Básica para Secretários e Equipe Diretiva de Escolas Municipais", sob coordenação da professora Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas em parceria com a professora Luisa Souza Van der Laan e com o professor Tauã Milech Cabreira, ofertará oficinas de Informática Básica e Letramento Digital. O projeto, que será realizado ao longo de 10 semanas, capacitará cerca de 40 servidores escolares municipais, entre secretários(as) e membros de equipe diretiva.

A professora Márcia, que é líder do grupo de pesquisa de Discurso Pedagógico e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) do IFSul - Campus Pelotas, destaca a importância do projeto na formação docente dos estudantes e os benefícios da formação continuada para a administração escolar municipal. Ela afirma que:

"Trata-se de uma proposta que visa o aprimoramento dos serviços prestados em setores administrativos e de gestão das escolas por meio da capacitação no uso da tecnologia, além de propiciar aos estudantes do ensino superior uma experiência de prática docente em meio à atividades de extensão. É uma experiência muito interessante que integra licenciandos com habilidades e competências na área de Computação com profissionais da área de Educação buscando uma formação complementar tecnológica. "

Entre os conteúdos que serão abordados ao longo do curso, destacam-se: conceitos básicos de Sistemas Operacionais, demonstração de uso do gerenciador de arquivos e pastas, detalhamento das principais funcionalidades da plataforma G Suite for Education e desenvolvimento de documentos, planilhas e apresentações eletrônicas.