Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do bacharelado em design conquistam prata no Prêmio Bornancini

Notícias

Estudantes do bacharelado em design conquistam prata no Prêmio Bornancini

TALENTO

Projetos foram inscritos nas categorias ação covid-19 e design de embalagem
publicado: 17/12/2020 13h27, última modificação: 17/12/2020 15h18

Dois projetos desenvolvidos por estudantes do bacharelado em design do câmpus Pelotas conquistaram prata na 8ª edição do Prêmio Bornancini, um na categoria ação covid-19 e outro na categoria design de embalagem. A premiação deste ano foi realizada totalmente online e contou com uma série de novidades em sua estrutura e formatação. Ao todos, foram mais de 600 trabalhos inscritos de 18 estados brasileiros, entre profissionais e estudantes.

>> ASSISTA À CERIMÔNIA

O evento, promovido pela Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul (Apdesign), conta com três critérios de avaliação. O primeiro é a originalidade do projeto, que leva em consideração os elementos e as soluções do design. Já o segundo é o processo, discutindo a metodologia e posicionamento de marca. Por fim, a comissão julgadora avalia o briefing e a aplicabilidade, observando se o trabalho solucionou o problema conforme a realidade.

Os projetos

O trabalho premiado na categoria ação covid-19 foi desenvolvido pelo LEP-19, grupo formado pela professora orientadora Mariana Piccoli e pelos estudantes Camila Brodt, Eric Vellar Gomes, Juliana da Costa Bório, Tamires Aldrighi e Vitória Ritter. Para conquistar a prata, a equipe criou um dispenser de álcool 70º para ser utilizado nos ônibus que integram o transporte público de Pelotas.

A ideia inicial surgiu durante a maratona Hackathon, evento promovido pelo IFSul. Para o Prêmio Bornancini, o grupo seguiu com a proposta de desenvolver ações de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Como o método de trabalho era livre, o LEP-19 utilizou a metodologia Design Sprint, composta por cinco etapas: Entender, Divergir, Decidir, Prototipar e Validar. A partir desses pontos, foi possível mapear áreas problemáticas da cidade e evidenciar o sistema de transporte público como um ambiente de alto risco de contaminação, por conta da grande incidência de toque.

Conforme os vencedores, o dispenser é de fácil produção por meio de impressão 3D, um método conhecido e bastante utilizado também na fabricação de outros produtos focados na pandemia. Por enquanto, o dispenser só existe no papel, mas o objetivo é que nos próximos meses seja feito o detalhamento e os testes de protótipos, para, então, iniciar a produção e distribuição do produto.

Para Mariana, incentivar os estudantes a participarem de eventos regionais e nacionais é extremamente importante para mostrar o que vem sendo realizado dentro dos cursos do IFSul. Além de ser um diferencial no currículo e portfólio, a participação nessas iniciativas também faz com que os alunos aprendam a defender seus projetos.

“É muito legal participar de eventos, expor os trabalhos, aprender a defender nossos projetos e ouvir o feedback da comissão julgadora. Os cursos do IFSul têm uma qualidade muito elevada, mas muitas vezes acabam fechados e sem externalizar o conhecimento. Precisamos mostrar para a sociedade o retorno que a educação pública traz. Por isso, expor o que vem sendo feito e desenvolvido nos cursos é um grande passo”, analisa.

Outro trabalho que ganhou destaque na premiação, dessa vez na categoria design de embalagem, foi o da estudante do 8º semestre Roberta Mello Rotta. O projeto foi desenvolvido na disciplina de design de embalagens, ofertada no ano passado, e orientado pela professora Mariana Piccoli.

Com o objetivo de ser aplicado no mercado, o processo de naming foi desenvolvido para uma microcervejaria de Rio Grande. A inspiração para o nome do projeto, Litorânea, surgiu por conta do foco dado a região do litoral, especialmente para a praia do Cassino, paixão dos cervejeiros e região onde residem e produzem a cerveja

Com essas informações definidas, a estudante iniciou o projeto das embalagens para uma família de seis cervejas. Após pesquisar sobre as praias do estado e outros temas marítimos, surgiu a linha Farol Sul, trazendo a ilustração manual de seis faróis do estado do Rio Grande do Sul em suas embalagens. O objetivo consistiu na criação de uma identidade local que aproxima o consumidor do produto. 

Assim, cada farol representa um estilo de cerveja, guiando as escolhas dos consumidores e oferecendo a segurança da qualidade. As ilustrações dos faróis foram realizadas em nanquim, uma técnica manual, fazendo referência à produção das cervejas também artesanais, tornando os rótulos ainda mais especiais.

O sentimento agora é de dever cumprido. Para Roberta, a conquista do prêmio é apenas o começo da realização de um sonho em busca do reconhecimento profissional.  

“Ainda é um pouco difícil de acreditar que conquistei o prêmio concorrendo com muitos trabalhos excelentes de todo o país. O Prêmio Bornancini já está no meu coração e significa a minha dedicação e paixão em tudo que faço e a gratidão ao ótimo ensino do IFSul. Esse momento também se tornou um incentivo para estudar ainda mais e seguir na área de design de embalagens”, destaca.

Sobre o Prêmio Bornancini

A primeira edição do projeto foi realizada em 2006, em homenagem ao profissional gaúcho José Carlos Mário Bornancini, maior referência do design no Rio Grande do Sul e um dos mais expressivos designers brasileiros. O objetivo do evento é reafirmar o papel do design como propulsor de inovação, visando a concretização de uma sociedade melhor para todos.

Este ano, foi feita uma adequação e integração das categorias, além de mudanças no processo de avaliação. O prêmio estudante contou com trabalhos desenvolvidos e apresentados por alunos do bacharelado ou técnico, entre outubro de 2018 e setembro de 2020. A 8ª edição apresentou dez grupos de avaliação, separadas por áreas de conhecimento: design de produto; design gráfico; design de moda; design de embalagem; design estratégico e de serviços; design digital; design de ambientes; branding; impacto positivo; e ação covid-19.