Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ex-atletas do basquete se reencontram em evento no câmpus Pelotas

Ex-atletas do basquete se reencontram em evento no câmpus Pelotas

CONFRATERNIZAÇÃO

Jogadores das décadas de 1970 e 1980 entraram novamente em quadra e reviveram os gloriosos tempos de ETFPel
publicado: 26/11/2019 16h33, última modificação: 26/11/2019 16h33

Para a maioria, lá se vão quase 40 anos, mas o brilho nos olhos ainda é o mesmo. No sábado (23), ex-atletas das equipes masculina e feminina de basquete da saudosa Escola Técnica Federal de Pelotas (ETFPel) se reencontraram e um jogo festivo no câmpus Pelotas do IFSul. Em quadra, não faltaram emoção e lembranças das gloriosas conquistas que até hoje ocupam lugar de destaque na galeria de troféus da instituição de ensino.

“O encontro foi muito emocionante. Nos encontramos depois de 35 anos, e sentir que a amizade é a mesma, que o sentimento que cada um tinha pelo outra estava mais vivo do que nunca, é inexplicável”, relatou Cláudia Jaeckel Monteiro, aluna do curso técnico em eletrônica entre 1978 e 1983. Ela era a pivô do time feminino de basquete neste período, responsável pela incrível sequência de conquistas nos Jogos Intermunicipais da Primavera (Jimp), sediado há mais de 50 anos em Rosário do Sul (RS).

“Só não ganhamos em 1983”, recordou Cláudia, orgulhosa daquele time vitorioso da ETFPel. Para ela, que também fez parte da equipe de vôlei, a confraternização de sábado foi uma volta ao passado, em todos os seus detalhes.

“O que mais me marcou foi que as brincadeiras eram as mesmas, um chamando o outro pelo apelido da época, como se o tempo não tivesse passado”, contou a ex-atleta, hoje técnica em enfermagem na prefeitura de Rio Grande (RS).

Quem também teve motivos de sobra para se emocionar foi o administrador de empresas Eduardo Brauner Machado. Ele estudou na ETFPel de 1981 a 1984, quando se formou no curso técnico em eletrônica. Entre 1981 e 1983, defendeu as cores da ETFPel em vários torneios de basquete da época, na função de ala-armador.

“Nos três anos em que joguei, ganhamos o citadino. Em 1982, vencemos os jogos de Rosário (Jimp), mas o principal foram os Jogos Intercursos de 1982, no qual, jogando pela eletrônica, vencemos de forma invicta”, destacou Machado, que se divide entre Porto Alegre, cidade onde trabalha, e Pelotas, onde mora a sua família.

Assim que pisou no câmpus Pelotas, no sábado, Machado revelou que foi tomado por um sentimento indescritível, um misto de emoção e nostalgia.

“Difícil descrever. Desde que começamos a procurar os amigos, e passando pelo encontro de preparação no IFSul, quando o pessoal do ginásio acendeu os refletores, emprestou bolas de basquete e depois fomos falar com a Janete Otte (também ex-atleta e atualmente professora na instituição) no curso técnico em mecânica, as emoções e a nostalgia foram me dominando. Sábado foi especial. Tive a oportunidade de rever amigos que não via desde 1984, deu um frio na barriga, como se aquele fosse o primeiro jogo da vida. Passou rápido demais. Agradeço a Deus e a todos que apoiaram esse evento”, finalizou.

Evento

A programação no sábado começou às 8h30min, com a solenidade de abertura do encontro. Depois, os ex-atletas participaram de jogos mistos (masculino e feminino) de basquete no ginásio do câmpus. Às 11h, visitaram as dependências da instituição de ensino e assistiram a um vídeo em homenagem ao professor Mário Azevedo, técnico das equipes de basquete da época, e ao ex-atleta Alexandre Bório, ambos falecidos. A confraternização se estendeu até o meio-dia, com um churrasco, por adesão, no Laranjal.

O evento começou a ser planejado há cerca de dois anos. Pela internet e grupos de aplicativos de mensagens, o encontro tão aguardado começou a ganhar forma. A procura por alunos e professores da época rendeu em torno de 60 nomes.

A segunda edição do encontro deve acontecer já no ano que vem, provavelmente no dia 18 de abril. No entanto, os organizadores afirmam que essa data pode ser alterada, já que a ideia é mobilizar um grupo ainda maior de pessoas, contemplando ex-atletas que residem atualmente fora do Rio Grande do Sul e também em outros países, como Itália e Estados Unidos.