Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Homenagens marcam o primeiro dia das festividades dos 75 anos do câmpus Pelotas

Notícias

Homenagens marcam o primeiro dia das festividades dos 75 anos do câmpus Pelotas

ANIVERSÁRIO

Abertura oficial contou ainda com a inauguração da Linha do Tempo, uma das novidades da programação deste ano
publicado: 03/10/2018 19h31, última modificação: 03/10/2018 21h28

Começou oficialmente nesta quarta-feira (3) a série de eventos comemorativos aos 75 anos do câmpus Pelotas. Além da inauguração da Linha do Tempo, que traz a história da escola através de momentos marcantes, a abertura oficial contou com a atualização da galeria de fotos de ex-diretores da instituição, o tradicional Chá dos Aposentados e uma emocionante homenagem ao professor Indu de Miranda Ferrari, falecido em 2012 e que, agora, passa a dar nome ao refeitório do câmpus.

Aos 78 anos, a viúva do professor Indu de Miranda Ferrari, Luci Ferrari, não conteve as lágrimas ao falar sobre quem foi o marido. Para ela, Indu era exemplo como pai, avô, amigo e professor.

“Essa homenagem é um reconhecimento do que ele foi em vida: um excelente pai, avô, amigo e professor. Tenho um imenso orgulho dele e me emociono quando conhecidos dele me abordam na rua e falam sobre como ele era bondoso e tinha a alma generosa”, ressaltou.

Para a cerimônia de descerramento da placa, Dona Luci veio acompanhada da irmã, da cunhada, da nora, dos quatro filhos e dos cinco netos. Segundo ela, a família toda, sobretudo seus filhos, carrega no DNA o espírito solidário de Indu de Miranda Ferrari, que hoje teria 78 anos.

Carlos Indu Ferrari, 47 anos, filho de Indu, disse que chorou muito ao telefone quando soube pela direção do câmpus Pelotas que o pai seria homenageado. Coube a ele, na presença de toda a família e de convidados, ler o texto que estampa a placa que dará ao refeitório da instituição o nome de Indu de Miranda Ferrari.

Perfil

Formado em história, o professor Indu de Miranda Ferrari lecionou em várias escolas da cidade. Por muitos anos, fez parte da equipe diretiva do Instituto de Menores, casa de abrigo e formação de meninos carentes de Pelotas. Ingressou na então Escola Técnica Federal de Pelotas (ETFPel) em 1977, como assessor do diretor da época, Platão Louzada Alves da Fonseca. Indu foi o responsável por desencadear uma série de ações voltadas à inclusão e à assistência social de alunos.

Proponente da homenagem, o professor e ex-diretor Edelbert Krüger destacou o importante papel de Indu no apoio a estudantes em vulnerabilidade social e resumiu as principais características dele, a quem chamou de “mestre”.

“Três características definem muito bem o mestre Indu de Miranda Ferrari: humanidade, amor ao próximo e solidariedade. Ele abraçava todas as causas, até as mais impossíveis. Chegou a tirar dinheiro do próprio bolso para que os estudantes mais carentes pudessem se alimentar. Indu já fazia na época o que chamamos hoje de inclusão”, afirmou. “Se hoje fizessem 10% do que o mestre Indu fazia, certamente teríamos um mundo melhor”, completou.

Diretor-geral do câmpus Pelotas, Carlos Jesus Anghinoni Corrêa disse que as primeiras ações inclusivas realizadas por Indu serviram de base para “o que temos consolidado nos dias de hoje”. Conforme o gestor, o refeitório da instituição serve atualmente 1mil refeições diárias.

“Diante da grandeza desse gesto pioneiro, nossa singela homenagem de nomear o nosso refeitório como refeitório Indu de Miranda Ferrari”, concluiu.

Representando o reitor do IFSul, Flávio Nunes, na cerimônia, o professor e assessor do reitor, Antônio Carlos Barum Brod, classificou a homenagem a Indu como “merecida” e elogiou a iniciativa da comissão organizadora das festividades em criar uma Linha do Tempo para dar ênfase à história da instituição de ensino.

“A Linha do Tempo é uma memória viva, necessária para resgatar o passado e alimentar o presente, para que possamos vislumbrar e construir um futuro repleto de realizações”, finalizou Brod, que já foi diretor-geral do então Cefet/RS e primeiro reitor do IFSul.

 Ex-diretores

As festividades dos 75 anos incluíram também a atualização da galeria de fotos de docentes que assumiram a direção da instituição entre 1943 e 2017. O quadro mais recente é o do professor Rafael Blank Leitzke, diretor-geral do câmpus Pelotas na gestão 2013-2017.

“Agradeço à atual direção pela homenagem a minha pessoa e também àqueles que fizeram parte da minha equipe diretiva, pelo empenho, dedicação e confiança. Com certeza, trabalhamos muito para continuar fazendo dessa escola uma instituição cada vez maior”, disse Leitzke, que também agradeceu à esposa, Cláudia Patrícia Leitzke, pelo apoio em todos os momentos, sobretudo quando atuou como gestor do câmpus.

A solenidade contou com a presença de ex-diretores aposentados e da ativa e de representantes de gestores já falecidos e que também figuram na galeria de fotos.

Aposentados

Para fechar o primeiro dia de comemorações, o câmpus Pelotas realizou mais uma edição do tradicional Chá dos Aposentados. O evento foi realizado na Sala dos Servidores e contou com a presença de mais de cem professores e técnico-administrativos inativos.

Na oportunidade, o diretor-geral Carlos Jesus Anghinoni Corrêa homenageou, com uma placa comemorativa, todos os servidores que encerraram suas atividades entre outubro de 2017 e setembro de 2018.

Mais comemorações

A partir do dia 8 de outubro, painéis serão instalados no saguão para que a comunidade deixe a sua mensagem alusiva ao aniversário de 75 anos. As comemorações continuam no dia 10, com a feira Prata da Casa, onde servidores e estudantes do IFSul mostrarão suas produções artesanais, gastronômicas e culturais; e a homenagem póstuma ao servidor Luis Artur Borges Pereira. Os festejos vão até 12 de outubro (confira a programação).

A comissão organizadora ressalta que continuam à venda os ingressos para o almoço festivo do dia 12 de outubro, que será realizado às 12h15min, no CTG Carreteiros do Sul. Aquisição de antecipados ou solicitações de reservas podem ser feitas na Diretoria de Pesquisa e Extensão (Dirpex), telefone (53) 2123.1013. O cardápio será churrasco e bolo (bebida à parte), ao preço de R$30,00.

No dia 12, o público terá recepção especial e poderá visitar as dependências da instituição e participar da maioria das atrações preparadas para celebrar a data. A inscrição para acesso ao câmpus pode ser feita no link http://75anos.pelotas.ifsul.edu.br/inscricao/.

 

ETP – ETFP -ETFPel – CEFET-RS - IFSul 75 Anos de uma História de Sucesso

Cronograma de Comemorações – Local: Câmpus Pelotas

Dia 03 de outubro de 2018

16h

Abertura da Exposição Linha do Tempo

Saguão

16h15

 

16h20

Descerramento da Placa Indu de Miranda Ferrari

Tributo a ex-diretores (galeria de fotos)

Saguão

 

Saguão

16h30

Chá dos Aposentados

Sala dos Servidores

Dia 08 de outubro de 2018

8h

Painéis destinados aos convidados para deixarem suas mensagens em homenagem aos 75 anos da Instituição

Saguão (até o dia 12 de outubro)

Dia 10 de outubro de 2018

8h – 18h

Prata da Casa – Exposições de atividades desenvolvidas por Servidores, estudantes e terceirizados do IFSul (Artesanatos, apresentações musicais, teatro, poesia)

Saguão

De 10 a 12 de outubro

16h30

Descerramento da Placa em homenagem a Luis Artur Borges

Sala de Estudos da Biblioteca

Dia 11 de outubro de 2018 – Dia oficial do Aniversário

8h-18h

Bem da Terra - Exposição

Saguão

11 e 12 de outubro

9h30

Apresentação Musical

Bolo comemorativo

Saguão

15h30

Descerramento da Placa alusiva aos 75 Anos da Instituição

Saguão

15h30

Apresentação Musical

Bolo comemorativo

Saguão

21h

Apresentação Musical

Bolo comemorativo

Saguão

Dia 12 de outubro de 2018

8h – 18h

9h

Copa Una

Recepção aos convidados

Ginádio/Quadras

IFSul – Hall de entrada

9h

XI Encontro de Ex-alunos

IFSul (Programação disponível em www.pelotas.ifsul.edu.br)

9h-18h

Apresentações artísticas

No saguão e no estacionamento

9h-18h

Mateada/pipoca - rodas de conversa

No saguão e no estacionamento

9h30-18h

Escola aberta

Visitação às instalações do Campus

Cursos, laboratórios, áreas, área de  esportes, estacionamento

10h20

Descerramento da Placa ao Prof. Claudio Omar Haubman, responsável pelo desenvolvimento e implantação pela primeira transmissão e geração de Televisão aberta na cidade de Pelotas

Saguão

10h30

Cerimônia Cívica (participação da Banda de Música do Exército)

Em frente à portaria principal

 

11h15

Solenidade Alusiva aos 75 anos da Instituição

Auditório

 

 

 

 

12h15

Almoço em comemoração aos 75 anos

No CTG do Campus – Ingressos antecipados ou reservados na DIRPEX - Valor R$ 30,00 -

Churrasco e Bolo (Bebidas à parte) Fone: 21231013

15h30

Café com roda de carreta

À venda no CTG

18h

Encerramento das atividades