Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFSul está entre os seis melhores institutos federais do país, segundo o IGC

IFSul está entre os seis melhores institutos federais do país, segundo o IGC

Indicador de qualidade avalia as Instituições de Educação Superior e levou em conta os dados referentes a 2017
publicado: 21/12/2018 11h17, última modificação: 21/12/2018 11h17

A qualidade do ensino oferecido pelo IFSul mais uma vez aparece refletida em números. O Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior, divulgado na terça-feira (18), mostrou que o instituto está entre os seis mais bem classificados do país. Ao todo, foram mais de duas mil instituições de ensino superior avaliadas.

Vale destacar ainda que o IFSul está entre os 11 institutos que receberam o conceito 4, o maior obtido pelas instituições da Rede na avaliação (no RS, os três institutos federais – IFSul, IFRS e IF Farroupilha – alcançaram esse conceito). No IGC, a escala de avaliação vai de 1 a 5.

O resultado obtido pelo IFSul, de acordo com o reitor Flávio Nunes, mostra a qualidade buscada pela instituição. "É mérito de toda a comunidade acadêmica, com nossos servidores da educação buscando ofertar as melhores condições de aprendizagem aos nossos estudantes, para que eles possam construir conhecimento e possibilitar transformações de vida", avalia. O reitor defende ainda a necessidade de se continuar buscando aperfeiçoar o IFSul para obter resultados cada vez melhores.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também divulgou o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) das licenciaturas em Ciência da Computação, Química, Ciências Biológicas e Física, além do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e das engenharias Elétrica e Mecânica do instituto. Na avaliação, alcançaram conceito 4 os cursos de Ciência da Computação, Química e Engenharia Elétrica. Os demais obtiveram nota 3.

O Índice Geral de Cursos é um indicador de qualidade calculado pelo Inep que avalia as Instituições de Educação Superior. Seu cálculo leva em conta os seguintes aspectos: a média dos conceitos obtidos pelos cursos avaliados no último triênio, a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes na última avaliação trienal disponível e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

Já o Conceito Preliminar de Curso (CPC) é composto de oito componentes, agrupados em quatro dimensões que se destinam a avaliar a qualidade dos cursos de graduação. Para que um curso tenha o CPC calculado, é preciso que ele possua no mínimo dois estudantes concluintes participantes no Enade. Os insumos usados nos cálculos são o desempenho dos estudantes no Enade, o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, o perfil do corpo docente e a percepção discente sobre as condições do processo formativo.

registrado em: , ,