Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFSul promove live para apresentar à comunidade acadêmica proposta para a realização de atividades excepcionais

Objetivo da conversa, conduzida pelo reitor Flávio Nunes, será apresentar os critérios e requisitos propostos para possibilitar o desenvolvimento de atividades presenciais em caráter de exceção, a partir de minuta construída pelo Comitê de Avaliação da Covid-19 do IFSul. Esta proposta passará por avaliação do Conselho Superior da Instituição
publicado: 16/08/2021 11h28, última modificação: 16/08/2021 11h28

Na próxima terça-feira (17), o IFSul vai promover uma live para apresentar à comunidade acadêmica uma proposta de critérios e requisitos para a realização de atividades excepcionais no instituto. A conversa será conduzida pelo reitor Flávio Nunes e contará com a participação do Comitê de Avaliação da Covid-19. A live, marcada para as 19h, será transmitida pelo canal IFSul Transmissões, no Youtube.

O objetivo do bate-papo, de acordo com a diretora de Desenvolvimento Institucional do IFSul, Ana Paula Nogueira e Silva, é apresentar à comunidade acadêmica a proposta elaborada pelo Comitê de Avaliação da Covid-19 em conjunto com os Centros de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E Locais) dos câmpus e com as câmaras de ensino, pesquisa e extensão do instituto. Na minuta da proposta, que passará pela avaliação do Conselho Superior - órgão máximo da instituição -, é apresentada uma conceituação do que seriam as atividades excepcionais e quais os requisitos que deverão ser atendidos para que essas atividades possam ser desenvolvidas.

Proposta

De acordo com Ana Paula, a elaboração de uma proposta para a realização de atividades excepcionais surgiu a partir da identificação de demandas pela realização de atividades acadêmicas, mais específicas, que não estão podendo ser desenvolvidas remotamente no formato de atividade pedagógica não presencial (APNP) ou que puderam ser adaptadas apenas parcialmente neste formato. Tais atividades contemplariam trabalhos de conclusão de curso, aulas práticas de formandos, aulas e atividades práticas de disciplinas essenciais para avanço no curso, atendimento a estudantes com necessidades específicas e/ou dificuldades de aprendizagem, atividades de pesquisa com riscos de perda de objeto e riscos de perda de fomento, atividades de pesquisa com estudantes concluintes da pós-graduação, e ações excepcionais de extensão.

Segurança em primeiro lugar

Assim como todas as ações tomadas pelo instituto durante a pandemia, a elaboração da proposta também visa preservar a saúde e segurança da comunidade acadêmica. “Tudo parte do plano de contingência do IFSul, ou seja, ele é o primeiro requisito a ser observado sempre, inclusive para que essas atividades excepcionais sejam desenvolvidas. Então ele também será devidamente atualizado conforme o encaminhamento dessa proposta”, destaca a gestora.