Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Concurso Literário na Temática Afro-brasileira: prazo para inscrições encerra-se nesta quarta (4)

EXTENSÃO E CULTURA

Edição deste ano tem como tema “Saúde da população negra: o que nos falta conhecer?”
publicado: 14/08/2017 11h06, última modificação: 04/10/2017 08h48

Termina nesta quarta (4) o prazo para inscrições no 5º Concurso Literário na Temática Afro-brasileira. Neste ano, o tema do concurso é “Saúde da população negra: o que nos falta conhecer?”. A iniciativa é voltada a estudantes, servidores ativos e inativos, professores substitutos e estagiários de todos os câmpus do IFSul. O objetivo central do certame é a valorização da cultura e da história afrodescendente. A ficha de inscrição e o edital podem ser acessados aqui.

Os interessados poderão se inscrever em uma das três categorias existentes: redação e poesia, voltada a estudantes dos cursos técnicos de ensino médio; artigo científico, para estudantes dos cursos superiores e de pós-graduação; ou artigo científico, para servidores, professores substitutos e estagiários.

Oportunidade para reflexão

De acordo com a comissão organizadora, equipe vinculada à Pró-reitoria de Extensão e Cultura, a ação busca fazer com que as opressões sob as quais a população afrodescendente está historicamente submetida sejam reconhecidas. Além disso, a ação visa mostrar como essa situação tem influência negativa na saúde física e mental, além de resultar na desigualdade no acesso à saúde desse grupo social. A iniciativa também pretende promover reflexões sobre práticas de combate ao racismo institucional e à discriminação racial.

Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados. O 1º lugar receberá R$1mil; o 2º lugar, R$600,00 e o 3º, R$400,00. Os vencedores também ganharão troféu e certificado. A divulgação dos resultados ocorrerá em 24 de novembro; e a cerimônia de premiação, em 1º de dezembro.