Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para a 1ª Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais

COMPETIÇÃO

Evento integra as comemorações dos dez anos de criação dos Institutos Federais
publicado: 27/04/2018 11h33, última modificação: 27/04/2018 19h36

Atenção, apaixonados por cálculos. Anotem aí: estão abertas as inscrições para a 1ª Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (Omif), evento comemorativo aos dez anos de criação dos IFs no Brasil. Alunos do câmpus Pelotas interessados em participar devem procurar a Coordenadoria de Matemática e confirmar o interesse. As provas da primeira fase acontecem no dia 11 de maio.

A Omif é uma competição internacional de matemática direcionada a alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira e a alunos de escolas do exterior do ensino técnico de nível médio compatível. A olimpíada é um projeto de extensão que nasce justamente no "Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa", uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo”.

O câmpus Pelotas vai aplicar as provas da primeira fase, marcadas para 11 de maio. O candidato terá 150 minutos para resolver 30 questões de múltipla escolha. Já a segunda fase, que ocorrerá no dia 19 de outubro, terá cinco questões dissertativas e será realizada no câmpus Muzambinho do Instituto Federal do Sul de Minas, idealizador da olimpíada. A cerimônia de premiação está prevista para 21 de outubro.

Conforme os organizadores, a proposta da Omif é estimular nos alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira e de outras escolas do exterior o interesse pela matemática; suprir déficits no aprendizado do ensino fundamental; melhorar o desempenho deles na escola e promover a interação de culturas diversas, aproximando estudantes de países diferentes com um propósito comum: aprender a gostar da matemática.

registrado em: , ,