Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para o 5º Concurso Literário na Temática Afro-brasileira prorrogadas até 16 de outubro

Notícias

Inscrições para o 5º Concurso Literário na Temática Afro-brasileira prorrogadas até 16 de outubro

PARTICIPE

“Saúde da população negra: o que nos falta conhecer?” é o tema desta edição
publicado: 06/10/2017 09h13 última modificação: 06/10/2017 09h13

Prorrogadas até o dia 16 de outubro, as inscrições para o 5º Concurso Literário na Temática Afro-brasileira. Neste ano, o tema do concurso é “Saúde da população negra: o que nos falta conhecer?”. A iniciativa é voltada para estudantes, servidores ativos e inativos, professores substitutos e estagiários de todos os câmpus do IFSul. O objetivo central do concurso é a valorização da cultura e da história afrodescendente. A ficha de inscrição e o edital podem ser acessados aqui.

Os interessados poderão se inscrever em uma das três categorias existentes: redação e poesia, voltada para estudantes dos cursos técnicos de ensino médio; artigo científico para estudantes dos cursos superiores e de pós-graduação; ou artigo científico para servidores, professores substitutos e estagiários.

Oportunidade para reflexão - De acordo com as organizadoras, vinculadas à Pró-reitoria de Extensão e Cultura, a ação busca fazer com que as opressões sob as quais a população afrodescendente está historicamente submetida sejam reconhecidas. Além disso, a ação visa mostrar como essa situação tem influência negativa na saúde física e mental, além de resultar na desigualdade no acesso à saúde desse grupo social. A iniciativa também pretende promover reflexões sobre práticas de combate ao racismo institucional e à discriminação racial.

Premiação - Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados. O 1º lugar receberá mil reais, o 2º lugar, 600 reais e o 3º, 400 reais. Os vencedores também ganharão troféu e certificado. A divulgação dos resultados ocorrerá em 24 de novembro e a cerimônia de premiação em 1º de dezembro.