Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Livro “Mil Platôs” é tema de seminário no câmpus Pelotas

Notícias

Livro “Mil Platôs” é tema de seminário no câmpus Pelotas

PÓS-GRADUAÇÃO

Obra de Deleuze e Guattari será debatida nesta quinta (16) e sexta (17)
publicado: 13/11/2017 10h53, última modificação: 13/11/2017 10h53

O câmpus Pelotas promove nesta quinta (16) e sexta-feira (17) o seminário nômade “Sem Mil Platôs: foge-se no mesmo lugar”. O evento, que reúne professores do IFSul e de outras quatro universidades, será realizado no miniauditório 2, com atividades nos turnos da manhã e da tarde.

A proposta, segundo os organizadores, é proporcionar um espaço de reflexão e debates sobre o volume 1 do livro “Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia”, de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Serão trabalhados os platôs “Introdução: Rizoma; “1914 – Um só ou vários lobos?” e “10.000 a.c. – A geologia da moral (quem a Terra pensa que é?)”. Na abertura do evento, o foco será o prefácio da obra, sob a coordenação dos professores Róger Albernaz de Araújo, coordenador do mestrado profissional em Educação e Tecnologia do IFSul/câmpus Pelotas; e Sandra Mara Corazza, da UFRGS.

“Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia” é uma sequência às teses de “O anti-Édipo”, contendo todos os componentes de um tratado de filosofia clássica - ontologia, física, lógica, psicologia, moral, política e estética. A obra é organizada em quinze "platôs", que podem ser lidos de forma independente.

O seminário nômade “Sem Mil Platôs: foge-se no mesmo lugar” é uma promoção dos Programas de Pós-graduação do IFSul/câmpus Pelotas, da UFPel, UFRGS, Unioeste e Univates. Tem como intuito trazer discussões contemporâneas acerca do percurso da composição da obra de Deleuze e de Guattari, no desenho das Filosofias da Diferença.

Reforçando o conceito de nomadismo, os outros quatro volumes do livro serão debatidos em encontros posteriores, que terão como sedes as quatro instituições de ensino parceiras do IFSul na realização do seminário.

PROGRAMAÇÃO