Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mecânica promove semana acadêmica e anuncia lançamento de site

Mecânica promove semana acadêmica e anuncia lançamento de site

CURSOS TÉCNICOS

Evento começa nesta terça (28) e vai até sexta (31), no miniauditório 2
publicado: 27/05/2019 19h08, última modificação: 28/05/2019 15h42

A edição deste ano da semana acadêmica do curso técnico em mecânica terá novidades. Já na abertura oficial do evento, marcada para as 19h desta terça-feira (28), serão lançados o vídeo institucional e o site criados especialmente para o curso, que em 2019 completa 65 anos de fundação.

De acordo com o coordenador do curso técnico em mecânica, professor Ricardo Carrilho, o site funcionará como um canal de comunicação entre o curso, egressos, atuais e futuros alunos.

“Vamos trazer informações atualizadas sobre vagas de estágio, em parceria com a nossa Cosie (Coordenação de Serviço de Integração Escola-Empresa), além de publicações de artigos de interesse da área, informações sobre o curso e galeria de fotos”, adianta.

Até sexta-feira (31), a programação oficial da semana acadêmica contará com palestras sobre novas tecnologias, empreendedorismo e experiências profissionais de egressos do curso, como a do hoje executivo da Mesp Máquinas Especiais, Wilson Ferrari Veiga, formado em mecânica em 1974, pela então Escola Técnica Federal de Pelotas (ETFPel). Veiga ministrará a palestra de abertura do evento, prevista para as 21h desta terça (28). Dos 14 palestrantes confirmados, nove são ex-alunos da mecânica.

Conforme os organizadores, haverá também espaço para que os alunos do 4º semestre apresentem aos colegas mais novos algumas ideias e projetos que estão sendo desenvolvidos em seus respectivos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs).

“É uma troca importante. Os alunos mais experientes mostrando, aos mais novos, o passo a passo do desenvolvimento de uma ideia, metodologias e pesquisas utilizadas nesse processo todo. Fora isso, as palestras com egressos hoje bem-sucedidos acrescentam muito no processo formativo destes estudantes, servindo de inspiração e abrindo o leque em relação a possibilidades de atuação profissional”, destaca Carrilho.

Confraternização

Toda a programação da semana acadêmica ocorrerá no miniauditório 2 do câmpus Pelotas, e os participantes receberão certificado da instituição de ensino.

Na sexta (31), último dia do evento, será realizado, às 19h30min, um jantar de confraternização, por adesão, na Sociedade Italiana. O ingresso custa R$30,00 - estudantes pagam R$15,00.  Quem quiser garantir o seu basta procurar os professores Ricardo Carrilho, Janete Otte ou Marcos Saafeld, na coordenadoria do próprio curso.

19h – Abertura oficial

19:30 h – Lançamento vídeo institucional e web site do Curso Técnico em Mecânica

Palestrante: Prof. Gladimir Pinto da Silva (IFSul).

21h – De Técnico em Mecânica a Executivo de Multinacional – Uma trajetória de desafios.

Palestrante: Wilson Ferrari Veiga (MESP Máquinas Especiais)

08:30h – Apresentação de TCC’s

Palestrante: Alunos do 4º semestre do Curso de Mecânica (IFSul)

10:15h – Novas Tecnologias em Máquinas Agrícolas

Palestrante: Cilmar Milech Heinemann (Sotrima)

14:00h – Indústria 4.0 – Uma revolução com capacidade de impactar fortemente nossas vidas

Palestrante: Prof. Mauro André Barbosa Cunha (IFSul)

16:15h - Mundo do Trabalho para o Técnico em Mecânica

Palestrante: Prof. Ricardo Castro Carrilho (IFSul)

19:15h  - Gerenciamento Total da Saúde do Sistema Hidráulico

Palestrante: Engª.Angélica Oliveira (PARKER)

21h – Me formei, e agora?

Palestrante: Eng. Pablo Caldeira (Mecalônia)

8:30h – O Formando e o Mercado de Trabalho

Palestrante:  Profª. Janete Otte

10:15h – Avanços da Tecnologia de Soldagem

Palestrante: Prof. Júlio César Bento Ribeiro

14:00h – A Mecânica em Projetos de Robótica

Palestrante: Eng. Alexandre Horn (FURG)

16:15h – Manutenção Industrial. O que é?

Palestrante: Eng. Felipe Neves (Yara Fertilizantes)

19:15h – Empreendedorismo

Palestrante: Sr. Charles Amaral (UFPel)

21:00h – Apresentação de TCC’s