Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mostrarob 2016: primeiro dia conta com competições em diferentes categorias

Mostrarob 2016: primeiro dia conta com competições em diferentes categorias

publicado: 11/08/2016 00h00, última modificação: 14/02/2017 17h39

Grigori Peshkov, Raj, Sparkle e Hedwig. Com nomes assim, bem que poderia se tratar de personalidades do mundo esportivo, mas não. Na verdade, os quatro aí são alguns dos simpáticos robôs inscritos para as competições da 5ª Mostra de Robótica, Ciência e Tecnologia (Mostrarob) do câmpus Pelotas. O evento, que começou hoje e vai até sexta-feira, receberá cerca de 170 estudantes de cinco cidades gaúchas, que estarão interagindo, trocando informações e expondo suas ideias, mostrando a importância do investimento em pesquisa e desenvolvimento de projetos nas escolas como fator determinante para a evolução tecnológica do país.

Desde o início da manhã, o movimento foi grande no guichê de credenciamento. Ao todo, 86 projetos foram inscritos na Mostrarob deste ano. Hoje, o dia é reservado para as disputas de estudantes pertencentes a escolas de Pelotas e amanhã, para alunos de instituições de ensino de outras cidades. A exceção é a delegação do câmpus Santana do Livramento do IFSul, que solicitou formalmente aos organizadores para participar já nesta quinta, devido a impossibilidade de estar presente na sexta-feira.

Entre os competidores, a expectativa é grande. Paulo Roberto Marques, por exemplo, participa pela primeira vez de uma Mostrarob. O estudante do ensino médio é um dos dez integrantes da equipe do Sesi, de Pelotas, e pretende surpreender na categoria Lego com o robô batizado de Big Jiulius.

“Tínhamos somente o intervalo e depois das aulas para preparar nosso robô. Mas acredito que o Big Jiulius vai fazer bonito”, aposta Marques. Para ele, o período de preparação foi intenso, mas teve suas compensações, já que a equipe ganhou muito em aprendizado ao utilizar, nesta tarefa, matérias de formação geral, como matemática e física, e disciplinas técnicas, com destaque para eletrônica e mecânica.

Frederico Weissheimer, do curso técnico em eletrônica do câmpus Pelotas, também disputará pela primeira vez provas na Mostrarob. O estudante revela que levou três meses para montar e mais um mês para programar o Grigori Peshkov, que está inscrito nas categorias Sensor de Obstáculos e Seguidor de Linhas Pró. A propósito, o nome do destemido robozinho foi inspirado no personagem homônimo do livro Winter of the World (Inverno no Mundo), de Ken Follett.

E quem está gostando de toda essa criatividade e ousadia é o empresário Sidinei Seus. Ex-aluno do curso técnico em eletrônica do câmpus Pelotas e hoje proprietário da Contronic, um dos patrocinadores do evento, ele diz que a Mostrarob é uma excelente oportunidade para que os estudantes possam aliar prática e teoria na pesquisa e desenvolvimentos de projetos.

“Para mim, é um orgulho ver os alunos projetando e disseminando conhecimento. A Mostrarob está de parabéns”, finaliza.

O primeiro dia contará com provas das categorias Sensor de Obstáculos, Lego, Seguidor de Linhas Analógico e apresentações de projetos da exposição técnico-científica. Todas seguem também na programação de sexta-feira, que terá ainda disputas na categoria Seguidor de Linhas Pró.

A cerimônia de premiação acontece na sexta, a partir das 19h, no auditório principal do câmpus Pelotas. Serão entregues troféus aos vencedores de cada categoria, além de medalhas para os primeiros, segundos e terceiros colocados.

A 5ª Mostrarob está orçada em R$1,1 mil, muito longe ainda dos R$20 mil almejados pelos organizadores, que esperam atingir esta marca daqui a cinco edições. Os recursos seriam aplicados na ampliação da divulgação do evento, na confecção de materiais de apoio e no custeio de despesas com aluguel de estandes e alimentação dos participantes – hoje já é servido coffee break e lanche.