Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mostrarob 2017 é aberta oficialmente

Mostrarob 2017 é aberta oficialmente

TECNOLOGIA

Cerimônia contou com a presença de diretores do câmpus Pelotas e da Reitoria
publicado: 28/09/2017 19h58, última modificação: 28/09/2017 19h58

A cerimônia de abertura da 6ª Mostra de Educação, Ciência e Tecnologia (Mostrarob) foi realizada nesta quinta-feira (28), às 15h30min, no saguão do câmpus. O professor Marco Antonio Simões de Souza deu início às falas, ressaltando a importância da realização do evento na formação geral dos estudantes.

“O maior ganho para a instituição e para todos os estudantes que têm a oportunidade de participar da Mostrarob é a sua formação. E quando falo em ‘formação’, digo, tanto no aspecto técnico como na formação humana, o trabalho em equipe, a amizade e a colaboração”.

Segundo ele, o engajamento dos estudantes no projeto, beneficia não apenas a comunidade escolar, mas abrange as pessoas de forma geral.

“Essa formação alavanca tanto oportunidades pessoais para todos vocês - temos vários exemplos de ex-alunos nossos que tiveram oportunidades de trabalho graças a sua participação em eventos como este - como também benefícios para a sociedade, quando usamos a tecnologia para melhorar a vida das pessoas”, acrescenta.

Na sequência, o diretor-geral do câmpus, professor Carlos Corrêa iniciou sua fala destacando a relevância da Mostrarob na história do instituto, dando ênfase ao trabalho realizado pela equipe do Laboratório de Pesquisa e Inovação, o LAB 14.

“Muito deste trabalho é a expansão do trabalho desenvolvido pelos colegas do Laboratório 14, através da pessoa do Rafael Galli que foi o idealizador deste projeto; alguém que acreditou que este sonho seria possível e, no caso, tornou-se realidade. Cabe destacar que a Mostrarob recebeu premiações a nível internacional”, enfatiza.

Na oportunidade, Corrêa expressa a satisfação da diretoria com a interação entre a escola e a comunidade externa.

“Fazia tempo que a nossa escola não era aberta à comunidade como está sendo hoje. A escola está viva com a presença de estudantes apresentando seus projetos; isso é algo que nos motiva, e esperamos que no próximo ano a nossa feira seja ainda melhor”, comemora.

No encerramento da solenidade, representando a Reitoria, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Vinicius Martins parabenizou os envolvidos na realização da mostra.

“Este evento é sem duvida nenhuma a inspiração para todas as pessoas que o fazem, é mérito dos alunos e dos professores”.

A programação da 6ª Mostrarob segue nesta sexta-feira (29) com a ministração de palestras no miniauditório 1, exposições técnico cientificas e competição entre robôs no saguão do câmpus.

A cerimônia de premiação acontece no mesmo dia, a partir das 20h, no auditório principal. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus e medalhas; e, excepcionalmente nesta edição, o projeto de maior destaque, segundo avaliação de uma comissão especial, levará o prêmio Teodolito. Todos os projetos participantes receberão certificados.

registrado em: ,