Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mostrarob 2018 será realizada nos dias 30 e 31 de agosto

Mostrarob 2018 será realizada nos dias 30 e 31 de agosto

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Período de inscrição vai de 25 de junho a 3 de agosto
publicado: 21/06/2018 11h17, última modificação: 21/06/2018 11h20

A 7ª edição da Mostra Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia (Mostrarob) já tem data confirmada. O evento, idealizado e promovido por integrantes do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos (LAB 14) do IFSul/câmpus Pelotas, ocorrerá nos dias 30 e 31 de agosto, no saguão da instituição de ensino. As inscrições poderão ser feitas de 25 de junho a 3 de agosto, pelo site www.mostrarob.com.

Este ano, pela primeira vez, poderão participar da Mostrarob estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, além, é claro, de alunos matriculados no ensino médio e/ou técnico e na graduação, como já vem acontecendo em anos anteriores. Conforme os organizadores, o evento contará com cinco categorias, sendo uma exposição técnico-científica, que contempla a apresentação multidisciplinar de projetos, e quatro voltadas à competição de robótica: Seguidor de Linhas analógico, Lego, Seguidor de Linhas Pró e Sensor de Obstáculos.

Com relação à exposição técnico-científica, os participantes serão divididos em três grupos, de acordo com seu nível de ensino. No grupo 1, estarão os estudantes do ensino fundamental II (6º ao 9º ano), com projetos que podem ser inscritos nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática. Já no grupo 2, que reunirá alunos do ensino médio e/ou técnico e também da graduação, os trabalhos poderão estar relacionados a oito diferentes áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e Química; Ciências da Computação; Ciências da Terra e Meio Ambiente; Ciências Humanas; Engenharia Civil; Linguagens; Matemática e Física; e Mecatrônica e Eletroeletrônica.

Credenciadora

Uma das principais mostras na área de ciência e tecnologia do Rio Grande do Sul, a Mostrarob tem sido parceira de importantes eventos de abrangência nacional e internacional. Para se ter uma ideia, é uma das credenciadoras da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada anualmente pela Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha em Novo Hamburgo (RS); e da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), de São Paulo (SP).

Conforme os organizadores, todos os inscritos na categoria Exposição Técnico-Científica concorrerão a essas vagas que garantem aos projetos vencedores a credencial para participação em outros eventos, independentemente da instituição de origem.

A Mostrarob é realizada anualmente, dando espaço para que projetistas de diferentes áreas de conhecimento possam interagir, trocar informações e expor suas ideias, visando propagar a importância do investimento em pesquisa e desenvolvimento de projetos técnico-científicos nas escolas, como fator determinante para a evolução econômica, tecnológica e social do país.

Em 2017, em sua 6ª edição, registrou um recorde de participação, com mais de 170 projetos inscritos em oito diferentes áreas do conhecimento.