Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mulheres do câmpus Pelotas engajam-se nas atividades alusivas ao “8 de março”

Notícias

Mulheres do câmpus Pelotas engajam-se nas atividades alusivas ao “8 de março”

DIA DAS MULHERES

Dentre elas, a exposição “Noemas”, que ficará disponível até 19 de março
publicado: 12/03/2018 15h34, última modificação: 13/03/2018 14h03

Em um contexto de severos ataques aos direitos dos brasileiros, as mulheres foram às ruas na última quinta (8), no Dia Internacional da Mulher, para chamar a atenção para as políticas que os governos tentam impor. Em Pelotas, movimentos sindicais, sociais e coletivos prepararam atividades para o dia. A concentração iniciou-se às 15h30min, em frente à Prefeitura. Às 18h ocorreu um ato no largo do Mercado Público, e em seguida, os movimentos saíram em marcha pelas ruas da cidade, realizando panfletagem.

Unidas a estes movimentos, as servidoras do câmpus Pelotas participaram das atividades do 8 de março, dentro e fora do câmpus. Dentre os trabalhos elaborados para a data, a exposição “Noemas”, da professora e artista Cecília Boanova, que integrou o evento ocorrido na tarde do dia 8, foi colocada no corredor do Design na sexta-feira (9).

“Noemas” traz provocações para pensar os corpos ideais que se encarniçam de medicamentos, enquanto apresenta manequins travestidos por vestes confeccionadas a partir de embalagens da indústria farmacêutica. A exposição, que ficará disponível até o dia 19, conta ainda com a obra "Vida" que apresenta caixas de anticoncepcionais que traz à reflexão os impactos no uso, sua promessa de liberação sexual, passando pelas contraindicações da perda de libido, castração e as formas de governo sobre os corpos femininos.

“Provocada por esses modos de ser feminino expressei em corpos, as vestes medicamentosas que têm nos composto e que vestimos muitas vezes sem avaliar as verdades e promessas de cura que a ciência construiu e nós reafirmamos”, explica Cecília sobre o conceito da obra.

Também foi colocado em exposição o projeto de pesquisa “A mulher na política e na mídia: violência de gênero contra Dilma Rousseff em peças de comunicação visual”, coordenado pela servidora Renata Porcellis. Em parceria com o Núcleo de Gênero e Diversidade (Nuged), o grupo de pesquisa desenvolveu e reproduziu, no saguão do câmpus, um vídeo, tendo como tema principal a violência contra a mulher.

Além das exposições, o 8 de março no câmpus Pelotas contou também com a apresentação musical do professor Marco Fragoso e seus alunos, e com a distribuição de bombons e cartões por parte da direção-geral às servidoras e funcionárias terceirizadas.