Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Multa Solidária bate recorde em doações

Notícias

Multa Solidária bate recorde em doações

AÇÃO

Os 642 quilos arrecadados este ano foram entregues ao Banco de Alimentos de Pelotas
publicado: 13/05/2019 15h56, última modificação: 08/07/2019 10h36

Com o objetivo de facilitar a vida de usuários que têm pendências financeiras com a biblioteca e ainda, ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social, o projeto Multa Solidária arrecadou, este ano, 642 quilos de alimentos, em sua segunda edição - em 2018, foram 405 quilos. A ação ocorreu entre 23 de abril e 3 de maio, e a entrega ao Banco de Alimentos de Pelotas foi feita na última quinta-feira (9). Ao todo, foram quitados R$2.998,00 em débitos, por meio da campanha.

Conforme a bibliotecária Camila Martins, na biblioteca do câmpus existe um número significante de usuários com afastamento dos serviços por acumularem multas durante os empréstimos. “As multas são pagas através de Guia de Recolhimento da União (GRU), exclusivamente no Banco do Brasil, o que causa certo transtorno aos usuários, devido à distância do banco e as filas que são obrigados a enfrentar. Percebíamos diariamente o descontentamento geral com esta forma de pagamento”, explica.

A Biblioteca do IFSul/ câmpus Pelotas utiliza a multa como medida educativa para que os usuários mantenham seus empréstimos em dia e, em caso de atraso dos materiais, procurem a Biblioteca para regularizarem a situação. É importante lembrar que, um usuário em atraso tira a oportunidade de outra pessoa, que necessita da mesma obra, de fazer o empréstimo.

 A coordenação do projeto ressalta ainda que a multa não possui como objetivo a arrecadação de receita. A proposta, na verdade, oportuniza a quitação de débitos de forma mais simples e permite que o usuário colabore com entidades filantrópicas da região.

Redação: Marcela Oliveira

registrado em: ,