Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Napne promove evento para debater o TDAH

Napne promove evento para debater o TDAH

INCLUSÃO

Transtorno tem afetado um número crescente de estudantes no câmpus Pelotas
publicado: 29/09/2017 17h23, última modificação: 29/09/2017 17h23

A grande incidência de alunos identificados com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no câmpus Pelotas fez com que o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especificas (Napne) acendesse o sinal de alerta. Mesmo ainda em fase de levantamento de dados, o Napne tomou a iniciativa e promoveu um evento na quinta-feira (28) para debater o problema.

Destinado a professores da instituição, o “Painel de Diálogo: conversando sobre TDAH” trouxe para o miniauditório 4, do câmpus Pelotas, a psicopedagoga e servidora do IFSul, Simone Barrios, para conversar sobre o tema, que tem se tornado, segundo os organizadores, um problema crescente na maior unidade do IFSul.

De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparecem na infância e frequentemente acompanham o indivíduo por toda a vida. Em geral, os sintomas são desatenção, inquietude e impulsividade.

“Com o evento, o nosso objetivo foi abrir um espaço para discutir o TDAH e trocar ideias sobre como lidar com estudantes identificados com esse tipo de transtorno. Em sala de aula, um aluno aparentemente desinteressado, na verdade, pode ser um portador de TDAH”, ressalta Lucas Soares, gestor do Napne/câmpus Pelotas.

Lucas avaliou positivamente o evento, que contou com a participação da comunidade interna do IFSul, acadêmicos, técnicos e docentes de instituições públicas e privadas, além de professores de municípios vizinhos.

Para o gestor do Napne, o apoio da direção do câmpus Pelotas foi importante para a realização do debate, o que ratificou a preocupação da atual gestão com temas relacionados à inclusão.

“Para o ano que vem, estamos planejando promover um ciclo de formação para abordar diversos transtornos que acometem a população, sobretudo nossos estudantes”, almeja.