Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Neabi promove palestra em alusão ao 13 maio nesta terça-feira (14)

Notícias

Neabi promove palestra em alusão ao 13 maio nesta terça-feira (14)

REFLEXÃO

Evento contará ainda com lançamento do livro “Minorias e os direitos sociais no Brasil contemporâneo”
publicado: 13/05/2019 14h29, última modificação: 13/05/2019 14h29

Nada de festa ou qualquer tipo de comemoração. O 13 de maio, data da abolição da escravatura no Brasil, não serve de marco para celebrar a luta dos negros pela liberdade, segundo entidades e movimentos no país ligados à causa. Tanto que, no câmpus Pelotas, a atividade que será promovida para provocar a reflexão sobre a real situação e inserção do negro na sociedade ocorrerá no dia 14 de maio.

Nesta terça-feira, no miniauditório I, a partir das 14h, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da instituição realizará a palestra “O papel das políticas públicas quando a elite do atraso volta ao poder”, ministrada pelo professor André Luis Pereira.

Docente do próprio câmpus Pelotas, Pereira é bacharel em ciências sociais, mestre e doutro em sociologia. Durante o evento desta terça, ele fará também o lançamento de seu livro, intitulado “Minorias e os direitos sociais no Brasil contemporâneo”.

Atuação

O Neabi do câmpus Pelotas está sintonizado com as demandas de coletivos sociais, principalmente as que venham ao encontro da sua missão de sistematizar, produzir e difundir conhecimentos, saberes e fazeres que contribuam para a promoção da equidade racial e dos Direitos Humanos.

Somado a este importante papel, o núcleo assume também o compromisso político-pedagógico de apoiar e integrar ações de formação permanente que dialoguem com as tecnologias profissionais, sociais e culturais, contribuindo assim com uma formação mais humana e solidária que supere o racismo e outras formas de discriminação.

registrado em: , ,