Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nesol apresenta projetos envolvendo cursos técnicos e superiores

Nesol apresenta projetos envolvendo cursos técnicos e superiores

AÇÃO

Atividade ocorrerá de 24 a 26 de junho, no miniauditório 5
publicado: 24/06/2019 10h13, última modificação: 24/06/2019 10h13

A partir desta segunda (24) até quarta-feira (26), o Núcleo de Economia Solidária (Nesol) do câmpus Pelotas apresentará à comunidade projetos que vêm sendo desenvolvidos na unidade e que contam com a participação de cursos técnicos e de graduação. A atividade ocorrerá sempre no turno da tarde, no miniauditório 5.

A ação integra o cronograma de apresentação das propostas e realizações do Nesol, que teve início no dia 19 de junho. Para estes três dias, cinco projetos serão apresentados, além da estrutura de funcionamento e forma de adesão ao núcleo.

O Nesol busca desenvolver e fomentar estudos, planos e projetos, atividades de pesquisa, extensão e ensino. Buscando contribuir na formação profissional dos estudantes, o núcleo possibilita a realização de estágios acadêmicos e proporciona gestão e suporte científico da economia solidária.

Para conhecer o Nesol, clique aqui.

Dia 24 de junho, segunda-feira, às 17h.

Apresentação do Projeto Design e Economia Solidária

Sob a coordenação do professor Jordan, este projeto vem sendo desenvolvido desde 2014 junto aos professores de Design e atende demandas das organizações da economia solidária local, em especial a Associação Feira Bem da Terra. Podem dele participar servidores e estudantes da área do design.

Dia 25 de junho, terça-feira, às 17h30min.

Apresentação do Projeto Assessoria e Fortalecimento à Rede Reciclar de Catadores

Sob a coordenação do professor Sandro, este projeto vem sendo desenvolvido desde 2017 por docentes do curso técnico em eletromecânica; contando ainda com a participação dos professores André e Cláudio. É aberto a estudantes e servidores dos cursos técnicos em mecânica, eletrotécnica e eletrônica, e superior de engenharia elétrica.

Dia 26 de junho, quarta-feira, às 16h45min.

Projeto Reciclavidro junto à Rede Reciclar de Catadores da Região Sul do RS e aos Catadores da Cootafra em Pelotas

Sob a coordenação dos professores Daniela (Dadá) e Lucas, do curso técnico em edificações, este projeto, em execução desde 2018, visa o fortalecimento e ampliação da Rede Reciclar e da Cootafra de Pelotas, assessorando-as e investigando a questão da comercialização do resíduo e as possibilidades de seu uso na construção civil. Na mesma linha, investigam-se outros resíduos como o tetrapak e o isopor. É aberto a estudantes e servidores das áreas ambiental e construção civil.

Projeto sobre extração de sílica do vidro

Sob a coordenação da professora Paula, do curso superior de tecnologia em saneamento ambiental (TSA), este projeto resulta de um diálogo com a docente e as atividades do Nesol e com o Projeto Reciclavidro. Esta aberto à participação de estudantes dos cursos das áreas ambiental e química.

Programa Laboratório de Economia Solidária, Educação Popular e Meio Ambiente

Sob a coordenação do técnico em educação Alexandre Bandeira, da Diretoria de Pesquisa e Extensão (Dirpex), este programa encontra-se em execução desde 2014 e tem por objetivo acolher demandas da economia solidária na região, em diversas áreas, transformando-as em ações e projetos do Nesol, assim como os projetos acima descritos. Participam servidores e estudantes, além de colaboradores externos, e é aberto à participação da comunidade interna do câmpus. Hoje possui demandas nas áreas da gestão administrativa de empreendimentos, da informática, da educação de adultos, da química de alimentos, dentre outras, além, é claro, das demandas da própria organização e desenvolvimento do Nesol.

Formas de participação no Nesol: seu funcionamento, periodicidade de reuniões, compromissos dos membros, documentação necessárias etc.