Você está aqui: Página Inicial > Notícias > NOTA DE ESCLARECIMENTO

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Direção-Geral do Câmpus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul vem a público informar à comunidade institucional e à sociedade em geral que este câmpus encontra-se ocupado por representantes da comunidade estudantil desde as 19h do dia 16 de outubro.
publicado: 09/11/2016 00h00, última modificação: 14/02/2017 15h09

Segundo as lideranças do movimento de ocupação, este se dá em consonância com as mais de 1 mil instituições públicas de ensino que se manifestam em nível nacional contra a Proposta de Emenda Constitucional 241 e a Medida Provisória 746.

Desde o momento da ocupação, a Direção-Geral tem estabelecido com as lideranças do movimento um canal de diálogo permanente em busca de garantir a segurança pessoal de todos envolvidos, a proteção do patrimônio público institucional e o retorno às atividades acadêmicas e administrativas do Câmpus Pelotas. Neste sentido, informamos que os serviços de vigilância, realizados tanto por funcionários terceirizados quanto por servidores do quadro efetivo institucional, mantêm-se totalmente íntegros e sem interrupções.

Alguns serviços essenciais do câmpus foram reestabelecidos no dia 20 de outubro, bem como o Gabinete da Direção-Geral encontra-se em funcionamento.

Informamos, ainda, que o movimento de ocupação demonstra ter um caráter totalmente pacífico, ordeiro e preocupado com a manutenção e conservação do patrimônio institucional, já que diversas ações neste sentido têm sido realizadas pelos estudantes que ocupam a instituição.

Em consonância com esta pauta de reinvindicações, a Seção Sindical Pelotas do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional – SINASEFE, deliberou em Assembleia Geral realizada no último dia 14 por paralisar as atividades de 24 a 28 de outubro e aderir ao indicativo de Greve Geral em 11 de novembro.

Por fim, a Direção-Geral do Câmpus Pelotas reconhece a legitimidade do pleito e reafirma sua postura de manutenção de diálogo com o movimento de ocupação, visando garantir o retorno às atividades acadêmicas e administrativas do câmpus o mais breve possível.