Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novo diretor-geral toma posse e reforça compromisso de integração e diálogo com servidores e alunos

Notícias

Novo diretor-geral toma posse e reforça compromisso de integração e diálogo com servidores e alunos

GESTÃO

Cerimônia realizada nesta quarta (16) foi marcada por discursos de valorização e defesa do IFSul
publicado: 16/08/2017 20h32, última modificação: 16/08/2017 20h32

Uma sessão solene realizada nesta quarta-feira (16), no auditório Enilda Feistauer, marcou o ato simbólico de posse do novo diretor-geral do câmpus Pelotas, professor Carlos Jesus Anghinoni Corrêa, e de sua equipe diretiva. Na presença de autoridades, servidores e alunos, Corrêa reforçou o compromisso de manter o diálogo e a integração com a comunidade acadêmica e enfrentar os desafios dos próximos quatro anos de mandato, valorizando o tripé ensino-pesquisa-extensão e o processo de verticalização do ensino, tendo como foco o estudante.

Apesar de reconhecer a gravidade da crise que assola o país, Carlos Corrêa afirmou que a educação de qualidade é o caminho para superar as dificuldades e pediu apoio da comunidade do câmpus e da Reitoria para atender a missão do próprio IFSul, que é implementar processos educativos, públicos e gratuitos, de ensino, pesquisa e extensão, que possibilitem a formação integral do cidadão, a inclusão e o desenvolvimento social.

“Mas tenho certeza que as maiores crise que estamos vivenciando no nosso país são a de desonestidade e a de falta de caráter. E isso se corrige com uma educação de qualidade”, ressaltou.

Em seu discurso, o novo diretor-geral citou momentos marcantes de sua trajetória na instituição de ensino e disse que um dos seus sonhos se tornou realidade há mais de 20 anos, quando se tornou professor do curso técnico em Eletromecânica.

Carlos Corrêa fez um agradecimento especial a sua equipe de trabalho, servidores, alunos e a sua família. Também pediu a Deus sabedoria, discernimento, perseverança e saúde para comandar o câmpus Pelotas, o maior do IFSul, que conta hoje com mais de 5 mil alunos, 420 professores (efetivos e substitutos), 219 técnico-administrativos e cerca de 140 funcionários terceirizados.

Administrar sem “jeitinhos”

Diretor-geral na gestão 2013-2017, o professor Rafael Blank Leitzke transmitiu o cargo para o diretor-geral eleito Carlos Corrêa e, em seu discurso, preferiu não falar especificamente do legado deixado por sua gestão e optou apenas por destacar a sua experiência como dirigente de uma instituição federal.

Leitzke enalteceu a sua equipe de trabalho e disse que as escolhas para os cargos, à época, seguiram o critério técnico e não o político, mesmo ciente do ônus que isso traria à sua administração.

“Embasamos nossa gestão nos princípios constitucionais que regem a administração pública: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Não favorecemos ninguém, não demos nenhum ´jeitinho´, demos publicidade a todas as nossas ações e decisões, primando por uma gestão o mais eficiente possível, fato enaltecido até pela própria Controladoria Geral da União (CGU) em uma auditoria realizada no início deste ano”.

Agora, como ex-diretor-geral, Leitzke, que também foi aluno da Casa, se disse mais livre para manifestar sua posição sobre o futuro do câmpus Pelotas, sem se “ater a elegância da neutralidade”.

“Minha opinião é a de que o câmpus Pelotas tem potencial para crescer muito. Em virtude da falta de área física e de mão de obra, o caminho é otimizar os recursos humanos e espaços, além de investir fortemente na verticalização do ensino. Temos que continuar combatendo a evasão e buscar alternativas para fazer com que mais estudantes ingressem na instituição, pois, somente assim conseguiremos aumentar nosso limites orçamentários”.

Leitzke desejou sucesso ao novo diretor-geral e agradeceu o apoio que recebeu de sua equipe no mandato 2013-2017.

Defesa dos institutos federais

Um dos integrantes da mesa de autoridades, o reitor do IFSul, Flávio Nunes, destacou, em seu discurso,  a grandeza do instituto federal e conclamou a todos que se mobilizem e unam esforços para o enfrentamento da crise política e econômica que vem fazendo com que as instituições públicas de ensino sofram com o corte orçamentário, comprometendo projetos e engessando o processo de expansão dos câmpus.

“O IFSul teve um contingenciamento de 25% nos gastos de custeio e de 60% nos investimentos. Recursos estes necessários para que se continue o processo de implantação e reestruturação, como no caso do câmpus Pelotas. Economizar é a palavra de ordem, mas lutar para que consigamos a liberação do orçamento previsto é essencial”, alertou o reitor, que tem a missão de administrar 14 câmpus localizados em 13 cidades do Estado, que, juntos, ofertam mais de 150 cursos regulares. Uma instituição pujante, segundo ele, referência no RS, que contabiliza hoje cerca de 17 mil estudantes, mais de 1,6 mil servidores efetivos e quase 500 colaboradores terceirizados.

Nunes defendeu que somente através de uma educação forte é possível se buscar mais justiça social e equilíbrio de oportunidades para todos.

“Educação forte só ocorre com muito investimento. Não devemos jamais pensar que a educação é um custo para a nação, mas, sim, uma forma de contribuir para uma sociedade melhor para todos”, afirmou.

O reitor ainda ressaltou a importância do IFSul no desenvolvimento regional e citou o câmpus Pelotas como exemplo de instituição que possui práticas exitosas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, com destaque especial para a Mostrarob (Mostra de Educação, Ciência e Tecnologia), que, conforme o dirigente, se encaixa dentro das ações de sucesso realizadas pela maior escola do instituto.

“A Mostrarob, que este ano ocorrerá nos dias 28 e 29 de setembro, é um excelente exemplo de ação exitosa, por meio da qual mostramos o potencial da instituição de ensino e abrimos nossas portas para receber a comunidade de Pelotas”, justificou.

O reitor aproveitou para agradecer ao ex-diretor Rafael Leitzke e equipe pelo empenho ao longo dos últimos quatro anos, e ao novo comandante do câmpus Pelotas, professor Carlos Corrêa, e sua equipe diretiva por terem aceitado o desafio de administrar a escola. Aos novos gestores, Nunes deixou um conselho, baseado e seus próprios princípios de gestão: respeito ao ser humano, foco no estudante e diálogo permanente.

Presenças

Além do reitor Flávio Nunes, compuseram a mesa de autoridades o ex-diretor do câmpus Pelotas, Rafael Blank Leitzke; o atual diretor-geral Carlos Corrêa; e o vice-prefeito de Pelotas, Idemar Barz, representando a prefeita Paula Mascarenhas.

A cerimônia foi prestigiada também pelo diretor-geral do câmpus Pelotas-Visconde da Graça, Álvaro Nebel; e representantes da Reitoria, entre eles, a vice-reitora Adriane Menezes; o pró-reitor de Ensino Guilherme Rostas; o diretor-executivo Júlio César da Costa; a pró-reitora de Administração e de Planejamento Daniela Volz Lopes; a diretora de Desenvolvimento Institucional Ana Paula Nogueira e Silva; e o pró-reitor de Gestão de Pessoas Nilo Pozza.