Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Orientações para renovação de matrícula e horários das aulas do período letivo 2024/1

Notícias

Orientações para renovação de matrícula e horários das aulas do período letivo 2024/1

ENSINO

Estudantes do Ensino Técnico e do Ensino Superior de Graduação, que não são ingressantes 2024/1, devem realizar a renovação de matrícula no período de 15 a 26 de janeiro, exclusivamente através do Sistema Suap-Edu.
publicado: 08/01/2024 15h06, última modificação: 24/01/2024 11h22

O Departamento de Registros Acadêmicos (Dera) informa que estará aberto, entre os dias 15 e 26 de janeiro de 2024, o período de renovação de matrícula para todos os estudantes do Ensino Técnico e do Ensino Superior de Graduação que não são ingressantes do primeiro semestre do ano de 2024.

Os estudantes que irão ingressar no IFSul Câmpus Pelotas a partir do dia 19 de fevereiro de 2024 terão sua matrícula efetivada pelo Departamento de Registros Acadêmicos (DERA) e não precisam realizar nenhum procedimento adicional.

Antes de iniciar o procedimento de renovação de matrícula é importante conhecer os horários das aulas do próximo período letivo. Utilize os links a seguir para acessar os horários elaborados pelas coordenadorias de cursos/áreas e pela Coordenadoria de Apoio a Execução e Planejamento do Período Letivo (COAPEPL).

>> HORÁRIOS DOS CURSOS TÉCNICOS OFERTADOS NA FORMA INTEGRADA

>> HORÁRIOS DOS CURSOS TÉCNICOS OFERTADOS NAS FORMAS CONCOMITANTE E SUBSEQUENTE

>> HORÁRIOS DOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO

O procedimento de renovação deve ser realizado pelo próprio estudante, através do sistema de registros acadêmicos, o sistema Suap-Edu. O estudante deve realizar os seguintes passos:

  1. Acessar o sistema Suap e realizar o login;
  2. Escolher a opção “Faça sua matrícula on-line”;
  3. Realizar o procedimento de renovação de matrícula da seguinte forma:

             Para Cursos Técnicos Seriados:

                   i. Escolher a turma (caso não esteja marcada) e clicar em salvar;
                   ii. Não esquecer de escolher também as disciplinas em regime de dependência e clicar em salvar.

         Para Cursos Técnicos Subsequentes com regime de matrícula por disciplina (Edificações e   Eletromecânica) e Cursos Superiores de Graduação:

                  i. Escolher as disciplinas que irá cursar e clicar em salvar.

 Se você, estudante, encontrar dificuldades para realizar o procedimento, clique nos links abaixo e acesse os vídeos com as orientações!

>> Vídeo: Renovação de Matrícula Cursos Técnicos Seriados SEM LIBRAS / COM LIBRAS

>> Vídeo: Renovação de Matrícula Cursos Técnicos com regime de matrícula por disciplina (Edificações e Eletromecânica) e cursos Superiores de Graduação SEM LIBRAS

>> Vídeo: Como acessar o Suap? SEM LIBRAS / COM LIBRAS

>> Vídeos: Como emitir documentos através do Suap? SEM LIBRAS / COM LIBRAS

 Caso o acesso ao Suap não tenha sido realizado com sucesso, o estudante pode recorrer ainda ao material abaixo, elaborado pelo Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do câmpus Pelotas.

>> TUTORIAL PARA ACESSO AOS SISTEMAS

Caso ainda haja dúvidas sobre a utilização do Suap, é recomendada a leitura do Manual do Estudante, disponibilizado no espaço do estudante, no portal do IFSul.

>> MANUAL SUAP P/ ESTUDANTES

 ESTUDANTES COM PENDÊNCIAS DO PERÍODO LETIVO 2023/2

Estudantes que tiverem com algum tipo de pendência do período letivo 2023/2 devem encaminhar e-mail ao DERA relatando o caso através dos seguintes e-mails:

Cursos Técnicos: pl-tecnico@ifsul.edu.br

Cursos Superiores de Graduação: pl-superior@ifsul.edu.br