Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pajé de aldeia no Acre é a atração de roda de conversa no câmpus Pelotas

Notícias

Pajé de aldeia no Acre é a atração de roda de conversa no câmpus Pelotas

EXTENSÃO

Atividade será realizada nesta segunda (1º), às 16h, no miniauditório 1
publicado: 27/06/2019 08h51, última modificação: 27/06/2019 10h29

O pajé Txana Ixã Huni Kuin, liderança na Aldeia Ni Yuxibu Altamira, localizada na Terra Indígena Seringal Independência, próximo ao município do Jordão, no Acre, é o convidado da roda de conversa que acontece nesta segunda-feira (1º), no câmpus Pelotas. Marcado para as 16h, no miniauditório 1, o evento é uma promoção do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da unidade.

A roda de conversa integra as atividades do projeto de extensão "Água de Beber para a Aldeia Altamira Ni Yuxibu Huni Kuin", coordenado pelo professor Charles Soares Huber, do curso superior de tecnologia em gestão ambiental.

O projeto, que começou a ser desenvolvido na metade de 2018, tem como objetivo principal buscar a melhoria da água consumida pelos indígenas da aldeia Ni Yuxibu Altamira, contribuindo para diminuição de doenças provenientes da água. Além disso, a ação extensionista visa colaborar para a preservação e continuidade da cultura e do povo Huni Kuin.

O pajé Txana Ixã Huni Kuin tem visitado diversas cidades do Brasil e de outros países, como Suécia e Noruega, levando o conhecimento existente em sua aldeia, relatos do processo de transformação e da melhoria da qualidade de vida de seu povo, a partir de projetos coletivos e parceiros como o câmpus Pelotas, e da luta em defesa das áreas e reservas indígenas da Floresta Amazônica e de toda natureza existente no planeta.

Durante a roda de conversa, haverá espaço para que o público possa encaminhar perguntas ao pajé. Lembrando que o evento é gratuito e aberto a toda comunidade.