Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra com a professora Aracy Ernst encerra programação do 6º SPAD

Notícias

Palestra com a professora Aracy Ernst encerra programação do 6º SPAD

RETA FINAL

Docente da UFPel e Furg vai abordar o tema “Da tragédia à farsa: a falsificação da palavra no discurso político sobre a devastação da Amazônia”. Transmissão ao vivo acontece às 19h desta quinta (22), no YouTube
publicado: 22/07/2021 10h52, última modificação: 22/07/2021 10h52

Nesta quinta-feira (22), o 6º Seminário de Pesquisas em Análise de Discurso (SPAD) realiza a última atividade prevista na programação oficial. E a atração de encerramento é nada mais, nada menos, do que uma das palestras mais aguardadas da edição deste ano. A transmissão ao vivo está marcada para as 19h, no canal do câmpus Pelotas no YouTube.

>> ASSISTA AQUI 

Agendada inicialmente para 24 de junho, “Da tragédia à farsa: a falsificação da palavra no discurso político sobre a devastação da Amazônia” foi transferida para esta quinta e, desde então, tem gerado grandes expectativas entre os inscritos no evento, justamente porque traz para o centro dos debates a professora doutora Aracy Ernst - das universidades federais de Pelotas (UFPel) e do Rio Grande (Furg) -, uma das mais conhecidas e experientes pesquisadoras na área da Análise de Discurso.

Gratuito, o 6º SPAD vem sendo transmitido ao vivo desde o dia 10 de junho, e todas as palestras exibidas até o momento estão armazenadas na playlist do evento criada no canal do câmpus Pelotas no YouTube.

Conforme os organizadores, o seminário tem como objetivo proporcionar um espaço de reflexão sobre práticas de análise discursiva de diferentes materialidades, tendo como arcabouço teórico a Análise de Discurso (AD) de linha francesa, além de apresentar pesquisas contemporâneas desenvolvidas na área e trabalhar dispositivos e procedimentos de análise.

O público-alvo são professores e graduados que atuam em áreas de linguagens, ciências humanas e sociais, psicanálise, comunicação social, dentre outras afins. Os palestrantes convidados para esta edição são professores doutores com grande experiência em AD, oriundos do IFSul e de outas instituições e programas de pós-graduação.

Para mais informações ou dúvidas, basta enviar e-mail para pglvvt.ifsul@gmail.com. O 6º SPAD conta com o apoio do IFSul/câmpus Pelotas, Sinasefe/IFSul e curso de pós-graduação lato sensu em linguagens verbo/visuais e tecnologias.

 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

10/06/2021 (quinta-feira) – Abertura: direção-geral. Palestra: “Malévola x Bela Adormecida - Inesperado x Estabelecido”. Profª Drª Clóris Maria Dorow (IFSul/Pelotas).

22/06/2021 (terça-feira) “Discurso, texto e memória: a discursividade digital em análise”. Profª Drª. Cristiane Dias (Unicamp).

01/07/2021 (quinta-feira) “Mafalda: reflexões sobre sentido e resistência”. Profª Drª Luciane Botelho Martins (EMEF Bento Gonçalves/Prefeitura de Rio Grande).

08/07/2021 (quinta-feira) “Notas sobre o corpo na Análise de Discurso”. Profª Drª Luciana Vinhas (UFPel).

15/07/2021 (quinta-feira) “Discursos sobre educação em tempos de pandemia: entre o desejo e a falta”. Profª Drª Rosely Machado (FURG).

22/07/2021 (quinta-feira) “Da tragédia à farsa: a falsificação da palavra no discurso político sobre a devastação da Amazônia”. Profª Drª. Aracy Ernst (UFPel e FURG).