Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Primeira atividade do Programa de Formação de Gestores Educacionais ocorre nesta quinta-feira (12)

Notícias

Primeira atividade do Programa de Formação de Gestores Educacionais ocorre nesta quinta-feira (12)

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

Ação tem como objetivo promover a reflexão sobre os princípios e práticas de gestão democrática na atual conjuntura das políticas educacionais
publicado: 11/09/2019 11h56, última modificação: 11/09/2019 12h19

Na próxima quinta-feira (12) ocorre a primeira atividade do Programa de Formação de Gestores Educacionais, promovido pelo Departamento de Aprendizagem, Permanência e Êxito (Deape). Com o tema “a formação de gestores educacionais no contexto da educação pública: perspectivas e desafios", a palestra inaugural será ministrada pela Profª Drª Maria Isabel da Cunha. A ação inicia às 10h, no miniauditório 5, e tem como objetivo promover a reflexão sobre os princípios e práticas de gestão democrática na atual conjuntura das políticas educacionais.

O programa será constituído por um fórum permanente de estudos e debates relacionados à área da educação, visando à permanência e êxito dos estudantes. Conforme com o Deape, o objetivo é promover o aperfeiçoamento e desencadear o processo permanente de formação continuada, com foco na problematização de contextos intra e extrainstitucionais, mediados por balizadores legais, político-pedagógicos e administrativos.

Para a titular do departamento, Márcia Miller, o programa busca instrumentalizar gestores de cursos e áreas à respeito das normas e rotinas acadêmicas, em conformidade com indicadores e documentos regulatórios internos e externos. “É importante consolidar os princípios fundamentais da gestão de ensino do câmpus a partir do ajuste de competências e atribuições das diferentes esferas de ensino” destaca.

Outra preocupação do programa é fomentar a reflexão dos princípios epistemológicos, filosóficos, éticos e políticos expressos no Projeto Político Institucional (PPI) do IFSul, visando sua transposição cotidiana no âmbito dos processos de gestão educacional.