Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Primeiro dia de aula é marcado por integração para a comunidade acadêmica

Primeiro dia de aula é marcado por integração para a comunidade acadêmica

ACOLHIDA

Dentre os marcos do novo reinicio, o ingresso do primeiro estudante com síndrome de Down no IfSul
publicado: 05/02/2018 19h15, última modificação: 19/02/2018 17h10

O primeiro dia letivo do semestre chegou parecido com todos os outros: Envolvido por uma esfera de esperança, curiosidade, ansiedade e alegria. Porém, 2018/1 está sendo ainda mais especial, principalmente para Leonardo Costa da Silva de 18 anos, primeiro estudante com síndrome de Down a ingressar no IFSul/câmpus Pelotas.

Leonardo passou em primeira chamada para o curso de Design de Interiores, o segundo mais concorrido na modalidade integrada, e afirma não ter tido grandes dificuldades para ingressar na instituição. “Eu estou muito feliz por estar aqui. Era o meu sonho. Desde criança sempre gostei muito de desenhar”, afirma o estudante que já sonha com sua colação de grau.

A direção-geral do câmpus afirma estar muito feliz pela conquista de Leonardo e ressalta a importância da educação inclusiva, que ainda é um desafio para muitas escolas.

“A instituição está hoje está muito voltada à questão da inclusão e tem o maior prazer de recebê-lo. Vamos fazer de tudo para que a trajetória dele aqui seja a melhor possível, dando-lhe toda a assistência necessária”, salienta o diretor-geral, Carlos Corrêa.

Boas-vindas

Ainda em clima de boas novidades, o câmpus Pelotas busca sempre transmitir aos novos alunos um sentimento de acolhida a cada início de semestre. Quem circulou pelo saguão hoje, muito provavelmente foi surpreendido com um bilhete, entregue por simpáticos patinadores. As mensagens distribuídas eram diversas, todas com o objetivo de motivar e inspirar os estudantes em seu primeiro dia de uma nova etapa. A ideia partiu da professora do Design, Marina Loder, em parceria com integrantes do grupo Roller Pelotas e tem apenas um objetivo: “é uma forma de fazer um carinho”, afirma a professora.