Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Processo Seletivo: prazo de inscrição termina em 11 de março

Processo Seletivo: prazo de inscrição termina em 11 de março

FIQUE LIGADO!

Para esta edição, o câmpus Pelotas está ofertando 488 vagas em cursos técnicos e superiores
publicado: 03/03/2022 08h50, última modificação: 03/03/2022 08h58

Estão abertas, até 11 de março, as inscrições para o processo seletivo do IFSul. No câmpus Pelotas, estão sendo ofertadas 488 vagas para cursos técnicos (integrados, concomitantes e subsequentes) e superiores, todos gratuitos. O ingresso dos selecionados está previsto já para o mês de maio.

>> Faça sua inscrição

>> Confira aqui os editais

A seleção para os cursos técnicos será realizada por meio de sorteio eletrônico, que contará com transmissão ao vivo prevista para o dia 22 de março, às 9h, no canal IFSul Transmissões, no YouTube. A divulgação dos resultados do sorteio será feita exclusivamente pelo site do Processo Seletivo a partir do dia 25 de março.

Já para os cursos superiores, o sistema utilizará para classificação as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, 2020 ou 2021. Para efeito de classificação, o candidato deverá informar, no momento da inscrição, o ano da edição do Enem que deseja utilizar. De acordo com o edital, o resultado deverá ser publicado a partir do dia 25 de março.

Após a publicação das listas dos aprovados nos cursos técnicos e superiores, serão divulgados os dias, horários e locais de matrícula online. Se houver necessidade de outras chamadas para preenchimento de vagas remanescentes, elas serão divulgadas exclusivamente pelo site do Processo Seletivo. É responsabilidade do candidato manter-se informado sobre as possíveis chamadas extras de classificação.

Vale lembrar que as inscrições são gratuitas, assim como os cursos oferecidos pela instituição, e todas as informações oficiais estarão disponíveis na página do Processo Seletivo do IFSul.

Sistemas de ingresso

Na seleção, há dois sistemas de ingresso, conforme a modalidade de concorrência do candidato: acesso universal ou acesso universal e reserva de vagas para egressos de escolas públicas.

Dentro das cotas para egressos de escolas públicas, há modalidades específicas ligadas à renda familiar e para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência.

QUADRO DE VAGAS

No câmpus Pelotas, as 488 vagas estão distribuídas da seguinte maneira:

CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS

Podem se inscrever para concorrer às vagas dos cursos na forma integrada somente os candidatos que comprovarem conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente, na data da matrícula.

Técnico em Comunicação Visual (manhã) – 20 vagas

Técnico em Design de Interiores (tarde) – 20 vagas

Técnico em Edificações (tarde) – 20 vagas

Técnico em Eletrônica (manhã) – 20 vagas

Técnico em Eletrônica (tarde) – 20 vagas

Técnico em Eletrotécnica (manhã) – 12 vagas

Técnico em Eletrotécnica (tarde) – 12 vagas

Técnico em Eletrotécnica (noite) – 12 vagas

Técnico em Química (manhã) – 20 vagas

Técnico em Eletromecânica – 20 vagas

CURSOS TÉCNICOS CONCOMITANTES

Podem se inscrever para concorrer às vagas dos cursos na forma concomitante os candidatos que possuam como escolaridade o Ensino Médio completo ou a primeira série do Ensino Médio concluída.

Técnico em Eletrônica (noite) – 16 vagas

Técnico em Mecânica (manhã) – 20 vagas

Técnico em Mecânica (tarde) – 20 vagas

CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES

Podem se inscrever para concorrer às vagas dos cursos na forma subsequente os candidatos que possuam como escolaridade o Ensino Médio completo.

Técnico em Edificações (noite) – 20 vagas

Técnico em Eletromecânica (noite) – 18 vagas

Técnico em Eletrotécnica (noite) – 12 vagas

Técnico em Mecânica (noite) – 20 vagas

Técnico em Química (tarde) – 16 vagas

Técnico em Química (noite) – 15 vagas

Técnico em Telecomunicações (manhã) – 16 vagas

Técnico em Telecomunicações (tarde) – 16 vagas

Técnico em Telecomunicações (noite) – 16 vagas

CURSOS SUPERIORES

Podem se inscrever para concorrer às vagas dos cursos superiores os candidatos que possuam como escolaridade o Ensino Médio completo.

Tecnologia em Gestão Ambiental (tarde) – 18 vagas

Tecnologia em Saneamento Ambiental (tarde) – 18 vagas