Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Gama abre inscrições para novas turmas de reforço em matemática

Projeto Gama abre inscrições para novas turmas de reforço em matemática

Inscrições podem ser realizadas até 11/03. Atividades ocorrem a partir de 15/03
publicado: 04/03/2021 10h45, última modificação: 04/03/2021 10h45

Estão abertas, até o dia 11 de março, as inscrições para as novas turmas de reforço em matemática, oferecidas pelo projeto Grupo de Apoio em Matemática (Gama). Gratuitos, os cursos ocorrerão de 15 a 31 de março e os conteúdos serão disponibilizados em vídeos, com espaço para interação virtual com bolsistas e professores do projeto.

Estudantes do IFSul, façam aqui sua inscrição!

As turmas serão divulgadas no dia 12 de março, no site do Projeto Gama. Conforme os organizadores, estão sendo disponibilizados dois módulos: um de matemática básica II e outro de funções trigonométricas, exponenciais e logarítmicas.

O Projeto Gama é fruto de uma parceria entre o Instituto de Física e Matemática (IFM) e a Pró-reitoria de Ensino da UFPel.

Conteúdos:

Módulo de matemática básica II: Inequações do primeiro grau. Inequações do segundo grau. Inequações duplas. Inequações modulares. Inequações produto e quociente. Matrizes. Operações com matrizes. Matriz adjunta e matriz inversa. Matrizes elementares. Determinantes. Propriedades dos determinantes. O desenvolvimento de Laplace. Sistemas lineares. Sistemas lineares na forma matricial. Operações elementares sobre as linhas de um sistema e forma escada. Resolução de sistemas lineares.

Módulo de funções trigonométricas, exponenciais e logarítmicas: Razões trigonométricas no triângulo retângulo. Principais identidades trigonométricas. O ciclo trigonométrico. Arcos notáveis. Razões trigonométricas no ciclo trigonométrico. Funções trigonométricas (seno, cosseno, tangente, cotangente, secante e cossecante) e funções trigonométricas inversas. Funções exponenciais e funções logarítmicas.