Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Gama abre inscrições para novas turmas de reforço em matemática

Projeto Gama abre inscrições para novas turmas de reforço em matemática

OPORTUNIDADE

Prazo vai até as 18h do dia 21/11. Encontros acontecem a partir do dia 23/11, no câmpus II da UFPel
publicado: 13/11/2019 10h50, última modificação: 13/11/2019 10h50

Estão abertas, até as 18h do dia 21 de novembro, as inscrições para as próximas turmas das atividades de reforço em matemática, oferecidas pelo projeto Grupo de Apoio em Matemática (Gama). Gratuitas, as aulas serão realizadas nos dias 23 e 30 de novembro e 7 de dezembro, no câmpus II da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - Rua Almirante Barroso, 1202, Centro - Pelotas.

Estudantes do IFSul, façam aqui sua inscrição!

As turmas serão divulgadas no dia 22 de novembro, no site do Projeto Gama. Conforme os organizadores, estão sendo disponibilizados os módulos de derivadas, matemática básica e sequências e séries.

O Projeto Gama é fruto de uma parceria entre o Instituto de Física e Matemática (IFM) e a Pró-reitoria de Ensino da UFPel.

Conteúdos

Módulo de Derivadas (sábados pela manhã)

Revisão da teoria e exercícios: Definição e interpretação geométrica da derivada. Regras de derivação. Derivada das funções elementares. Derivadas de ordem superior. Regra da cadeia. Derivação implícita. Regra de L’Hôspital. Testes da primeira e da segunda derivada. Extremos locais e extremos absolutos. Concavidade e pontos de inflexão.

Módulo de Matemática Básica (sábados à tarde)

Revisão da teoria e exercícios: Teoria básica dos conjuntos. Conjuntos numéricos e intervalos. Operações com frações. Potenciação. Radiciação. Racionalização de denominadores. Fatoração e produtos notáveis. Operações e simplificação de frações algébricas. Operações com polinômios.

Módulo de Sequências e Séries (sábados pela manhã e à tarde)

Revisão da teoria e exercícios: Sequências numéricas; convergência de uma sequência; propriedades das sequências convergentes; séries numéricas; séries geométricas; série harmônica; o teste da integral;  propriedades das séries convergentes; séries p; teste de comparação; teste de comparação no limite; o teste da razão; séries alternadas; o teste de Leibniz e o teste da convergência absoluta; o teste da razão para convergência absoluta; Séries de potências; representações de funções em séries de potências; séries de Taylor e séries de Maclaurin.

registrado em: ,