Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto-piloto propõe nivelamento de turmas para o ensino de inglês

Projeto-piloto propõe nivelamento de turmas para o ensino de inglês

IDIOMA

Estudantes do câmpus Pelotas terão seus conhecimentos aferidos por meio de testes não obrigatórios que serão aplicados no dia 9 de junho
publicado: 31/05/2021 14h56, última modificação: 31/05/2021 14h56

O ensino de língua inglesa no câmpus Pelotas terá novidades a partir do próximo semestre. Através de um projeto-piloto, professores que lecionam o idioma na maior unidade do IFSul irão adotar uma metodologia em que alunos de cursos técnicos e de graduação serão reagrupados em turmas, conforme o nível de conhecimento. Para isso, no dia 9 de junho, das 7h30min às 23h, serão disponibilizados testes online, gratuitos e não obrigatórios, que servirão de diagnóstico para a implementação deste nivelamento.

Segundo a comissão organizadora, eles poderão ser acessados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. Serão quatro tipos de testes, em ordem crescente de complexidade, que irão indicar o nível de conhecimento do estudante. Cada um terá um total de 15 questões de múltipla escolha e duração máxima de 45 minutos. Quem obtiver 85% de aproveitamento em um determinado teste avança para o próximo.

“Para realizar a prova de nivelamento, o aluno deverá entrar no Moodle, utilizando sua senha de acesso. Uma vez no sistema, encontra a prova no curso de inglês disponível na lista de cursos do AVA Moodle. É muito importante que o estudante leia com atenção, ao acessar o curso Placement (one, two, three ou four) no Moodle, as instruções que antecedem a realização do teste”, alerta o coordenador do projeto-piloto e da comissão organizadora do teste, professor Marcelo Korberg.

O docente destaca que, ao optar por fazer o teste, o aluno iniciará a prova a partir do nível correspondente ao semestre em que estava matriculado na disciplina de língua inglesa em 2020/1 e poderá avançar para a próxima etapa ou não, de acordo com o resultado obtido e apresentado ao final de cada fase do teste de nivelamento.

“Um aluno do 4º semestre do curso integrado, que iniciaria seus estudos no Inglês 1, poderá fazer até quatro testes, se atingir, em cada um, o percentual mínimo para aprovação. Já um aluno do 5º semestre poderá fazer os testes correspondentes ao Inglês 2, 3 e 4, e assim por diante. Para os estudantes de cursos técnicos concomitantes e subsequentes e de graduação, segue a mesma lógica. Quem não quiser fazer será automaticamente matriculado no semestre correspondente à sua matrícula na disciplina em 2020/1”, exemplifica.

A ordem dos conteúdos e o aumento na complexidade linguística acompanham a evolução com que os testes são apresentados e trabalhados no material e-Tec Idiomas, em cada um dos níveis.

Os alunos que forem aprovados no teste 4 serão convidados a integrar uma das duas turmas avançadas de conversação em inglês, onde serão trabalhados aspectos como oralidade, fluência, pronúncia, vocabulário e aspectos culturais. Ao todo, serão disponibilizadas 60 vagas, 30 para cada turma, e as informações sobre inscrições serão divulgadas no site oficial e redes sociais do câmpus Pelotas.

Atenção, estudante!

Antes da aplicação dos testes, em caso de dúvidas sobre a prova ou a nova metodologia, entre em contato pelo e-mail centrodelinguas@pelotas.ifsul.edu.br.

Mas se, no dia da prova, a dúvida for relativa a problemas de acesso ao Moodle, procure a central de atendimento virtual do câmpus, em especial os bolsistas, através do grupo de WhatsApp disponível no link https://chat.whatsapp.com/Fm7ZJjEl17j1tS7IaSObPy

Vantagens

A proposta de nivelamento de turmas para o ensino da língua inglesa tem sido amplamente defendida pelos professores que hoje lecionam o idioma no câmpus Pelotas e tem o respaldo da Diretoria de Ensino (Diren) e da Coordenadoria da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Colinc), a qual estão diretamente ligados.

Para o grupo de docentes, além de ser considerado um pontapé inicial para a implantação do tão sonhado Centro de Línguas na instituição de ensino, esse projeto-piloto de opção metodológica pode tornar as turmas mais homogêneas e aumentar o interesse e a produtividade dos alunos, dando muito mais possibilidades para que eles aprimorem seus conhecimentos e a própria língua inglesa.

“Desta forma, o ambiente fica mais rico, e é possível focar em necessidades específicas dos alunos, inclusive na hora de preparar o material para as aulas”, aponta Lydia Tessmann Mülling da Motta, professora de inglês do câmpus Pelotas.

A ideia, segundo o grupo formado por ela e pelos colegas docentes Marcelo Korberg, Daniele Borchardt Veiras, Lia Pachalski, Cristina Zanella, Juarez Lopes e Danieli Vilela, é seguir trabalhando com o e-Tec Idiomas, por ser um programa de ensino de línguas a distância, concebido e produzido pela Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, que oferece uma plataforma customizável, materiais didáticos interativos e uma abordagem comunicativa, que possibilitam uma aplicação imediata do que é aprendido e colocam o estudante em contato com situações comunicativas práticas e temas transversais.