Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Provas da 1ª fase serão aplicadas nesta terça-feira (6)

Provas da 1ª fase serão aplicadas nesta terça-feira (6)

OBMEP 2017

Alunos do câmpus Pelotas poderão participar nos turnos da manhã ou da tarde
publicado: 02/06/2017 10h51, última modificação: 02/06/2017 12h37

Alunos de escolas públicas e privadas do país participam, nesta terça-feira (6), da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2017. Os testes são constituídos por questões de múltipla escolha e serão distribuídos de acordo com o grau de escolaridade - nível 1 (matriculados no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental); nível 2 (matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental); e nível 3 (matriculados em qualquer ano do Ensino Médio). Estudantes do câmpus Pelotas terão a oportunidade de fazer as provas pela manhã, das 9h às 11h30min, ou à tarde, das 13h30min às 16h. O local é o miniauditório 1.

De acordo com o professor de matemática Júlio Mohnsam, responsável pela preparação dos alunos no câmpus Pelotas, a realização das provas em dois períodos vai permitir a presença de alunos matriculados em qualquer turno, sem que haja necessidade de faltar às aulas para participar da competição.

Como o câmpus Pelotas já está inscrito na Obmep 2017, o estudante interessado em disputar a 1ª fase não precisa realizar nenhuma inscrição individual. Basta comparecer, na terça-feira (6), no miniauditório 1, no turno inverso ao seu, portando caneta esferográfica, e pronto.

Na edição deste ano, a Obmep bateu um novo recorde de escolas inscritas: 51.373. Pela primeira vez, a maior competição estudantil do mundo contará também com alunos de colégios particulares.

No ano passado, o câmpus Pelotas conquistou uma medalha de prata, com Marco Pietro Correa Botelho (Química), uma de bronze, com Joshua Zambrano (Edificações), e mais nove menções honrosas com alunos de quatro cursos técnicos diferentes.

Para 2017, a expectativa, segundo Mohnsam, é a melhor possível, já que o câmpus, além de ter um esquema bem montado para a preparação de seus estudantes, é a única unidade de um instituto federal gaúcho a fazer parte dos Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (Poti) para competições de matemática.

“Através do câmpus Pelotas, o IFSul está preparando estudantes que queiram participar em alto nível de importantes eventos da área, como a Obmep e a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática)”, ressalta o professor.

A 2ª fase da Obmep 2017 está marcada para 16 de setembro, e as provas terão questões discursivas.

Premiação

A Obmep vai continuar a distribuir o mesmo número de medalhas a alunos de escolas públicas (500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e até 46.200 menções honrosas) que nas edições anteriores, e também premiará estudantes de escolas particulares (25 ouros, 75 pratas, 225 bronzes e até 5.700 menções honrosas).

Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Obmep tem como objetivo estimular o estudo da matemática no Brasil; identificar jovens talentosos, incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

A competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).