Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reabertura do Grupo de Escoteiros Itapuã deve acontecer no início de 2022

Notícias

Reabertura do Grupo de Escoteiros Itapuã deve acontecer no início de 2022

EXTENSÃO

Pedido de registro provisório já foi encaminhado à União dos Escoteiros do Brasil
publicado: 20/12/2021 14h24, última modificação: 20/12/2021 16h49

Após três anos de inatividade, está prevista, para o início de 2022, a reabertura do Grupo de Escoteiros Itapuã. O projeto funcionou por 34 anos nas dependências do câmpus Pelotas e tem como objetivo principal a educação não formal de jovens, com base nos valores pregados pelo escotismo.

Coordenado pelos professores Ricardo Sainz e Lélio Falcão (aposentado), o projeto de extensão recebeu apoio da direção-geral do câmpus Pelotas, local que abrigará novamente o Grupo de Escoteiros Itapuã, e da Reitoria do IFSul. O pedido de registro provisório já foi encaminhado à União dos Escoteiros do Brasil.

O processo de reabertura já vinha sendo articulado internamente, através do registro de um programa junto à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex) do IFSul. A ideia ganhou corpo com a realização do 1º Fórum de Educação Não Formal: escoteiros líderes do futuro, junto ao Indaba do 7º Distrito Escoteiro. As atividades foram realizadas virtualmente no dia 6 de novembro, seguidas por uma capacitação online entre os dias 10 e 30.

“Ainda dentro deste importante evento, essas atividades contaram com o apoio da Proex, através do Edital 02/2021”, destaca o professor Sainz.

Reuniões

Conforme o docente e um dos coordenadores do projeto, duas importantes reuniões virtuais para o movimento escoteiro foram realizadas em dezembro.

 A primeira, no dia, 7, entre a coordenação do Grupo Escoteiro, a gestão do IFSul e a direção regional da União dos Escoteiros do Brasil, contemplou uma palestra informativa sobre a abertura de grupos escoteiros, mais especificamente sobre a reabertura do Grupo de Escoteiros Itapuã.

Do encontro, participaram os professores Ricardo Sainz; Lélio Falcão; a vice-reitora do IFSul, Veridiana Krolow Bosenbecker; o diretor-geral do câmpus Pelotas, Carlos Corrêa; e o titular da Diretoria de Pesquisa e Extensão (Dirpex) do câmpus, Julio Ruzick.

Já no dia 9, o chefe Danni Félix realizou uma palestra virtual para pessoas da comunidade do IFSul interessadas em ingressar no movimento escoteiro.