Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Readequação da rede elétrica deve minimizar quedas de energia no câmpus

Notícias

Readequação da rede elétrica deve minimizar quedas de energia no câmpus

MANUTENÇÃO

Ação priorizou a troca de cabos e disjuntores
publicado: 06/02/2017 09h48, última modificação: 06/02/2017 12h19

O Departamento de Manutenção da Estrutura (Deme) concluiu os trabalhos de readequação da rede elétrica do câmpus Pelotas. A ação, realizada durante o período de ocupação estudantil e greve dos servidores, tem como objetivo minimizar as constantes quedas de energia, sobretudo no verão, quando o pico de consumo na instituição aumenta consideravelmente.

A execução seguiu à risca o projeto elaborado para redimensionar e garantir maior estabilidade à rede elétrica do câmpus. Para isso, foi necessário fazer a substituição do cabeamento existente na central de distribuição localizada próxima ao pavilhão da Química, além da troca de disjuntores convencionais por outros, eletrônicos, de maior corrente e com possibilidade de serem comandados a distância. O mesmo foi feito na central de distribuição do pavilhão Bonat, exclusiva para ar-condicionados.

O trabalho foi intensificado entre os meses de outubro e dezembro e contou com o apoio de 25 pessoas, entre servidores, funcionários terceirizados e estagiários, todos ligados às seis coordenadorias que compõem o Deme. Somente em materiais foram investidos mais de R$100 mil. Nessa conta estão computados, principalmente, os cerca de 600 metros de cabos de 120 milímetros de bitola utilizados pela equipe do Deme para substituir os antigos, de 75 milímetros.

Titular do Deme, João Abadi afirma que a intervenção foi necessária e acredita que, a partir de agora, as quedas de energia elétrica não ocorrerão com tanta frequência.

“O grande teste será na volta às aulas, que é quando todos os setores retomarão as suas atividades normais, nos três turnos. Estamos confiantes de que o trabalho feito é mais do que suficiente para suportar a demanda. Além disso, temos uma subestação própria com uma potência instalada de 1.100 KVA.”, destaca.

As novas linhas de distribuição beneficiarão diretamente instalações de áreas administrativas e acadêmicas, como gabinete médico, auditório, oficinas, refeitório, coordenadorias, cursos e laboratórios.rede elétrica 02

Conforme o diretor-geral do câmpus Pelotas, Rafael Blank Leitzke, as constantes quedas de energia verificadas anteriormente, que geravam “desconforto” à comunidade acadêmica, eram um sinal de que o sistema elétrico estava subdimensionado. Com as intervenções, o dirigente está convicto de que o problema será minimizado, inclusive com resultados positivos para a instituição a longo prazo.

“É um investimento que estamos fazendo agora e que, daqui a alguns anos, vai acabar gerando uma economia de energia para o câmpus”, prevê.

Outros serviços

Por mês, o Deme realiza mais de 500 atendimentos em todo o câmpus. São serviços que muitas vezes não são vistos pela comunidade acadêmica, mas estão muito presentes no dia a dia da instituição. Em geral, estão relacionados a instalações e manutenções diversas, que englobam refrigeração, elétrica, telefonia, esquadria e móveis, mecânica e construção civil.

Durante os meses de outubro e dezembro, por exemplo, paralelo à readequação da rede elétrica, o Deme finalizou as obras no centro de convivência; realizou melhorias no jardim da concha acústica, com serviços de pintura, conserto do piso e troca das lâmpadas convencionais pelas de LED; e em praticamente todas as áreas físicas dos cursos.