Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Responsável pelo Nuged falará sobre gênero e diversidade em evento internacional

PESQUISA

Artigo do servidor Nilson Ferreira será apresentado no 11º Congresso Internacional de Educação Superior, em Cuba.
publicado: 18/01/2018 12h22, última modificação: 18/01/2018 13h09

A luta por políticas cada vez mais inclusivas nas instituições de ensino e ações educativas contra a desigualdade sexual e a homofobia terão espaço de destaque no 11º Congresso Internacional de Educação Superior, que ocorrerá de 12 a 16 de fevereiro, em Havana, Cuba. O IFSul será representado no evento pelo servidor Nilson Ferreira (foto), do câmpus Pelotas, que apresentará os principais resultados de sua alarmante pesquisa sobre a temática, intitulada “Gênero e diversidade sexual: a luta, sem dicotomias, pela igualdade na educação”.

O trabalho foi inscrito no congresso internacional em novembro do ano passado e recebeu recentemente o aceite da comissão organizadora do evento. O artigo desenvolvido por Nilson Ferreira na época em cursava o mestrado em educação profissional na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com coautoria do professor Maurício Aires Vieira, atual vice-reitor da Unipampa, traz dados no mínimo preocupantes, principalmente para um ambiente escolar, no que diz respeito à aceitação de qualquer orientação sexual que não seja aquela padronizada pela sociedade, ou seja, a heterossexual.

Segundo o levantamento feito no câmpus Pelotas do IFSul, dos 200 alunos entrevistados, oriundos dos cursos técnicos em telecomunicações, eletrotécnica, química e eletrônica, pertencentes a três faixas etárias (até 15 anos; de 16 a 20 anos; e acima dos 20 anos), 50% mostraram resistência e até certo preconceito para relações diferentes à chamada heteronormatividade instaurada.

“São dados que nos levam a pensar urgentemente em intervenções com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica e informá-la melhor sobre o quão danosa é a homofobia para a sociedade”, afirma Ferreira, que é responsável pelo Núcleo de Gênero e Diversidade (Nuged) do câmpus Pelotas.

Segundo ele, foi esta mesma pesquisa que, em 2015, subsidiou a criação do Nuged, cuja proposta é trabalhar com ações contínuas para esclarecimento e informação de servidores e alunos, além de incorporar nas discussões da própria escola temáticas sobre gênero e diversidade.

“Agora, com esta participação no Congresso Internacional de Educação Superior, em Cuba, podemos mostrar para o mundo que as instituições de ensino no Brasil, em particular o IFSul, estão preocupadas não só com a formação tecnicista, mas também com a formação humana, com foco na inclusão”, destaca.

O 11º Congresso Internacional de Educação Superior será realizado no Palácio das Convenções de Havana. Com o tema "A Universidade e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável", no centenário da Reforma de Córdova, o evento de 2018 celebrará ainda o aniversário de 20 anos da primeira edição, ocorrida em 1998.