Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Retorno às aulas confirmado para esta sexta-feira (1/11)

Retorno às aulas confirmado para esta sexta-feira (1/11)

ATENÇÃO!

Novos laudos emitidos em 30 de outubro atestam a qualidade da água distribuída no câmpus.
publicado: 31/10/2019 17h56, última modificação: 31/10/2019 18h08

Após a suspensão das atividades no dia 21 de outubro, por suspeita de contaminação da água distribuída no câmpus, novos laudos emitidos em 30 de outubro atestam a qualidade da mesma, garantindo o retorno das atividades com segurança nesta sexta-feira (1/11).

Imediatamente após a identificação do problema, a equipe diretiva suspendeu as atividades no câmpus e solicitou, em caráter de urgência, ao Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas – SANEP e aos Cursos da área de Química do próprio câmpus, a análise técnica da água distribuída na Instituição.

O Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano - Vigiágua, inserido no Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas, esteve presente no câmpus e coletou amostras da água armazenada nos reservatórios. O Vigiágua é o órgão responsável por monitorar sistematicamente a água para o consumo humano, inclusive a distribuída pela concessionária local.

A Vigilância Epidemiológica também esteve presente no câmpus informando sobre os procedimentos de acompanhamento dos casos de servidores e estudantes que apresentaram sintomas decorrentes do consumo da água do câmpus. O acompanhamento é realizado pelo órgão com base nas informações obtidas junto ao gabinete médico do câmpus, serviços de pronto atendimento e postos de saúde da cidade.

As análises realizadas pelos profissionais da área de Química do câmpus e os laudos fornecidos pelo SANEP e pelo Vigiágua comprovaram que algumas amostras de água coletadas não estavam em condições adequadas.

De posse de tais informações, a equipe diretiva optou por manter a suspensão das atividades no câmpus e realizar todos os procedimentos necessários para solucionar o problema, visando a segurança de toda a comunidade acadêmica.

Com o apoio dos profissionais da área de Química do câmpus, da equipe técnica do SANEP e da empresa contratada emergencialmente para limpeza e desinfecção dos reservatórios, foram realizados os seguintes procedimentos:

1. Descarte de toda a água armazenada no sistema de reservação do câmpus;

2. Limpeza e desinfecção dos reservatórios afetados - Empresa contratada;

3. Retirada dos bebedouros e quentuxas para desinfecção e instalação de bombonas de água mineral para consumo;

4. Inspeção técnica da estrutura física do sistema de reservação que apresentou contaminação, com isolamento do reservatório inferior – Equipe técnica de engenheiros e arquitetos - Reitoria e câmpus;

5. Instalação de tubulação de alimentação do reservatório superior da torre para abastecimento direto a partir da rede do SANEP – SANEP e DEME;

6. Execução de tubulação de recalque para complementação da alimentação do reservatório da torre a partir do reservatório do bloco 18 - DEME;

7. Reabastecimento do sistema de reservação com água oriunda da rede do SANEP e cloração concentrada diretamente nos reservatórios para drenagem de toda a rede e pontos de consumo do câmpus – SANEP e equipe do câmpus. Este procedimento foi executado 2 vezes;

8. Verificação dos 5 ramais de entrada do câmpus com realização de descarga da rede pública de abastecimento em cada um deles - SANEP;

9. Reabastecimento do sistema de reservação com água oriunda da rede pública de abastecimento;

10. Realização de novos laudos – SANEP e Vigiágua.

Os novos laudos do SANEP e do Vigiágua atestam que a água distribuída no câmpus apresenta condições adequadas de potabilidade.

Sendo assim, as aulas e as demais atividades administrativas serão retomadas normalmente nesta sexta-feira (1/11). Os 8 dias perdidos serão recuperados no calendário acadêmico 2019 do câmpus Pelotas que será divulgado assim que for aprovado pelas instâncias competentes.

Cabe destacar que um projeto permanente de monitoramento interno da água será implantado pelo câmpus, com o apoio dos servidores e estudantes dos cursos da área de Química.

A equipe diretiva informa ainda que está à disposição para prestar os esclarecimentos que forem necessários e agradece o apoio dos colegas da área de Química e da equipe diretiva e técnica do SANEP.