Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Segurança é tema de audiência entre direção do câmpus Pelotas e prefeitura

Segurança é tema de audiência entre direção do câmpus Pelotas e prefeitura

AÇÕES

Reivindicações foram entregues na quinta-feira (3) à prefeita Paula Mascarenhas
publicado: 04/08/2017 00h24, última modificação: 04/08/2017 00h24

A falta de segurança no entorno do câmpus Pelotas foi o assunto principal da audiência realizada na quinta-feira (3) entre a prefeitura e a direção da instituição de ensino. Em seu gabinete, a prefeita Paula Mascarenhas recebeu o diretor-geral Carlos Corrêa e equipe e ouviu dos dirigentes relatos de casos onde a comunidade acadêmica foi alvo de assaltos e agressões nas imediações da escola, a maior do IFSul com mais 5 mil estudantes. O último ocorrido na terça-feira (1), quando um aluno do curso técnico em Comunicação Visual acabou sendo esfaqueado por assaltantes.

Carlos Corrêa entregou à prefeita um documento com reivindicações para o aumento da sensação de segurança no local. Paula informou que a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) irá priorizar a manutenção da iluminação pública nas imediações da escola. A chefe do Executivo disse também que solicitará o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) para que o Grupo de Ações Rápidas (GAR) auxilie a Brigada Militar a reforçar o patrulhamento no entorno do câmpus.

Os dirigentes da instituição de ensino aproveitaram a audiência para solicitar à prefeita apoio a outros projetos, como uma passarela para travessia em frente ao câmpus e a transformação de parte do canteiro central, entre as duas pistas da Praça 20 de Setembro, em área para estacionamento. Outra ideia apresentada, que, inclusive, foi promessa de campanha da nova direção, foi a possibilidade de se disponibilizar um ônibus exclusivo para transportar alunos até as paradas de coletivos, no Centro da cidade, evitando que os estudantes façam a pé o trajeto e sejam alvo de assaltos.

Na área do ensino, Carlos Corrêa e equipe propuseram parceria da prefeitura na execução de um projeto para preparar estudantes do ensino fundamental, de escolas públicas, que desejam enfrentar a alta concorrência dos processos seletivos para ingresso nos cursos técnicos do IFSul/câmpus Pelotas.

Paz

A prefeita Paula Mascarenhas reforçou a importância do envolvimento da comunidade acadêmica do IFSul no desenvolvimento do Pelotas Parque Tecnológico e convidou a comitiva do câmpus Pelotas para participar do lançamento, no dia 11 de agosto, do Pacto Pelotas pela Paz, iniciativa que tem como uma de suas metas a redução do número de homicídios no município.

Da audiência na prefeitura, além do diretor-geral Carlos Corrêa, participaram também o diretor de Ensino Rubinei de Servi Ferraz; o diretor de Pesquisa e Extensão Alisson Luis Bach Ferreira; a diretora de Administração e de Planejamento Fabiane Konrad Rediess; e a chefe do Departamento de Ensino Técnico de Nível Médio do câmpus, Marina Mendonça Loder.

Foto/créditos: Gustavo Vara

registrado em: , ,