Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Torneio misto encerra temporada do handebol no câmpus Pelotas

Torneio misto encerra temporada do handebol no câmpus Pelotas

ESPORTE

Evento de confraternização reuniu 48 atletas das equipes masculina e feminina que competem pela instituição
publicado: 13/12/2019 16h45, última modificação: 13/12/2019 16h49

Um torneio misto de handebol encerrou oficialmente a temporada 2019 da modalidade no câmpus Pelotas. Realizado pelo segundo ano consecutivo, o evento de confraternização reuniu 48 alunos-atletas das equipes masculina e feminina que competem pela instituição.

Conforme o coordenador do projeto de ensino de handebol no câmpus, professor Vinícius Costa, a organização do torneio partiu dos próprios alunos. Ao todo, seis equipes participaram da disputa, que ocorreu na quinta-feira (5) e contou com bom público.

“Foram abertas inscrições individuais e, depois, sorteadas as equipes por posição, de maneira que ficassem tecnicamente parelhas. Cada equipe teria que ter sempre em quadra, no mínimo, duas meninas”, explicou Costa.

Segundo o coordenador, o ano foi de excelentes resultados nas diversas competições municipais, estaduais e nacionais em que o handebol representou o câmpus Pelotas e o IFSul. Para ele, os resultados mais expressivos foram nos Jogos dos Institutos Federais (JIF), etapa nacional, na qual o time masculino ficou em terceiro lugar, entre 14 equipes; e o feminino, em quarto, entre 11 equipes do país inteiro.

Mesmo diante do contingenciamento orçamentário impostos pelo governo federal este ano e dos transtornos gerados por esta medida, Costa afirmou que o trabalho que vem sendo realizado está no caminho certo.

“Fomos muito bem nos JIF nacional, caímos apenas na semifinal, tanto no masculino quanto no feminino”, observou.

A expectativa, segundo ele, é que 2020 seja um ano bem menos turbulento em relação à liberação de recursos por parte do governo federal

“O ano de 2019 foi muito complicado devido às incertezas causadas pelo contingenciamento orçamentário, com confirmações nas competições em cima da hora. Foi bastante estressante para todos”, lamentou.