Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vídeos vão auxiliar estudantes no acesso ao AVA Moodle e durante ambientação ao ensino remoto

APNPs

Elaborados pela Coordenadoria de Educação a Distância (Coed), materiais servirão como tutorial durante as Atividades Pedagógicas Não Presenciais
publicado: 05/11/2020 19h27, última modificação: 05/11/2020 19h27

Após o término do período de adesão às Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), os pedidos realizados por todos os estudantes dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação Lato Sensu foram analisados e processados pela Diretoria de Ensino (Diren) do câmpus Pelotas.

Os pedidos de adesão às APNPs “Textos e Contextos”, “Literaturas Meridionais”, “Inglês” e “Redação para Vestibular”, formatadas como projetos de ensino para o ensino técnico integrado, com restrição de vagas, foram processados respeitando a ordem de adesão dos alunos e, por isso, nem todos conseguirão participar destes projetos.

Já os pedidos de adesão às APNPs com restrições de vagas e pré-requisitos ofertadas para o ensino superior foram processados de acordo com os critérios previstos na Organização Didática do IFSul, aplicados normalmente nos procedimentos de matrícula.

Cada estudante deverá acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle e o sistema acadêmico utilizado pelo seu curso para verificar a situação final de matrícula/adesão às APNPs. Salienta-se, porém, que os ajustes de matrícula ainda estão em curso no Departamento de Registros Acadêmicos (Dera) e serão finalizados somente nos primeiros dias de início do calendário extraordinário.

Sendo assim, os alunos devem priorizar, neste primeiro momento, o acesso ao AVA Moodle para confirmação de adesão às APNPs.

Para utilização do AVA Moodle, deverão acessar o endereço http://moodle.ifsul.edu.br/pelotas/ e realizar o login através do seu CPF (somente dígitos) e a senha padrão 123456, sendo necessária a troca da senha no primeiro acesso.

Para iniciar o processo de ambientação ao AVA Moodle, acesse o vídeo elaborado pela Coordenadoria de Educação a Distância (Coed) do câmpus Pelotas.

>> VÍDEO 1

>> VÍDEO 1 (em Libras)

Após assistir ao primeiro vídeo, o estudante deverá assistir também o segundo vídeo elaborado pela Coed, que apresenta uma ambientação geral ao ensino remoto, destacando as regras de convivência no AVA Moodle, “netiqueta”, funcionamento de algumas ferramentas, entre outras questões importantes para o desenvolvimento das APNPs.

>> VÍDEO 2

>> VÍDEO 2 (em Libras)

Dando continuidade ao processo de ambientação ao AVA Moodle, na sexta-feira (6), às 19h, está confirmado um bate-papo virtual com a titular da Coed, professora Renata Ribeiro Munhoz. A transmissão será feita pelo canal do câmpus Pelotas no YouTube. Por isso, a Diren solicita aos estudantes que assistam antes aos vídeos, para que haja um melhor aproveitamento do encontro.

Atendimento

Para dar ainda mais suporte durante o ensino remoto e emergencial, o câmpus Pelotas montou uma Central de Atendimento Virtual (CAV), que vai atender, em regime de plantão (manhã, tarde e noite), estudantes que tiverem algum tipo de dificuldade de acesso ao AVA Moodle, de operacionalização das ferramentas digitais, ou qualquer outra demanda específica.

Faça contato com a Central de Atendimento Virtual clicando aqui!

O diretor-geral do câmpus Pelotas, Carlos Corrêa, elogiou o empenho dos servidores para concretizar esta rede de apoio ao estudante e enviou uma mensagem especial à comunidade acadêmica, para marcar o início do calendário acadêmico extraordinário na unidade de ensino.

>> ASSISTA AO VÍDEO